
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Herbert Daniel Carlos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48699 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48699 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Leilah Santiago Bufrem | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Analisa os reflexos das novas tecnologias na cognição, a partir de uma comparação entre a Teoria do Conhecimento e a Ecologia Cognitiva, campo de estudo assim denominado por Pierre Lévy. Parte da necessidade de esclarecer um tema pouco abordado dentro da Ciência da Informação, ao qual não é dada a devida importância, que é a possibilidade de se compreender o conhecimento como realidade em contexto virtual. Refere-se ao desenvolvimento da Ciência da Informação que se deve, em grande parte, às novas tecnologias da informação que transformaram o universo do papel em universo eletrônico e às possibilidades de tratamento, transmissão e uso da informação que elas proporcionam. Discorre acerca do caráter social e interdisciplinar da Ciência da Informação, bem como procura explicar o funcionamento dos processos cognitivos do conhecimento na nova sociedade. Questiona se a Ciência da Informação analisa as conseqüências sociais de uma sociedade que mudou de uma cultura da escrita para uma cultura da multimídia da sociedade da informação. O questionamento, presente de modo mais agudo no contexto acadêmico em que se vive, visa compreender a mudança de uma sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento, razão pela qual este trabalho se propõe a analisar as características constitutivas da sociedade atual, enquanto sociedade chamada do conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
| Título: dc.title | Reflexos das novas tecnologias na cognição : entre a teoria do conhecimento e a ecologia cognitiva | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: