Reflexos das novas tecnologias na cognição : entre a teoria do conhecimento e a ecologia cognitiva

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Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Herbert de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:31:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:31:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48699-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48699-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leilah Santiago Bufrem-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Analisa os reflexos das novas tecnologias na cognição, a partir de uma comparação entre a Teoria do Conhecimento e a Ecologia Cognitiva, campo de estudo assim denominado por Pierre Lévy. Parte da necessidade de esclarecer um tema pouco abordado dentro da Ciência da Informação, ao qual não é dada a devida importância, que é a possibilidade de se compreender o conhecimento como realidade em contexto virtual. Refere-se ao desenvolvimento da Ciência da Informação que se deve, em grande parte, às novas tecnologias da informação que transformaram o universo do papel em universo eletrônico e às possibilidades de tratamento, transmissão e uso da informação que elas proporcionam. Discorre acerca do caráter social e interdisciplinar da Ciência da Informação, bem como procura explicar o funcionamento dos processos cognitivos do conhecimento na nova sociedade. Questiona se a Ciência da Informação analisa as conseqüências sociais de uma sociedade que mudou de uma cultura da escrita para uma cultura da multimídia da sociedade da informação. O questionamento, presente de modo mais agudo no contexto acadêmico em que se vive, visa compreender a mudança de uma sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento, razão pela qual este trabalho se propõe a analisar as características constitutivas da sociedade atual, enquanto sociedade chamada do conhecimento.-
Formato: dc.format63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade da informação-
Título: dc.titleReflexos das novas tecnologias na cognição : entre a teoria do conhecimento e a ecologia cognitiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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