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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Herbert de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/48699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48699 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Leilah Santiago Bufrem | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Analisa os reflexos das novas tecnologias na cognição, a partir de uma comparação entre a Teoria do Conhecimento e a Ecologia Cognitiva, campo de estudo assim denominado por Pierre Lévy. Parte da necessidade de esclarecer um tema pouco abordado dentro da Ciência da Informação, ao qual não é dada a devida importância, que é a possibilidade de se compreender o conhecimento como realidade em contexto virtual. Refere-se ao desenvolvimento da Ciência da Informação que se deve, em grande parte, às novas tecnologias da informação que transformaram o universo do papel em universo eletrônico e às possibilidades de tratamento, transmissão e uso da informação que elas proporcionam. Discorre acerca do caráter social e interdisciplinar da Ciência da Informação, bem como procura explicar o funcionamento dos processos cognitivos do conhecimento na nova sociedade. Questiona se a Ciência da Informação analisa as conseqüências sociais de uma sociedade que mudou de uma cultura da escrita para uma cultura da multimídia da sociedade da informação. O questionamento, presente de modo mais agudo no contexto acadêmico em que se vive, visa compreender a mudança de uma sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento, razão pela qual este trabalho se propõe a analisar as características constitutivas da sociedade atual, enquanto sociedade chamada do conhecimento. | - |
Formato: dc.format | 63 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Título: dc.title | Reflexos das novas tecnologias na cognição : entre a teoria do conhecimento e a ecologia cognitiva | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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