O processo de gerenciamento estratégico da informaçao e inovaçao : o caso da empresa de automaçao industrial de Itajaí (SC)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Edmeire Cristina, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorIwamoto, Gisele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:17:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:17:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48690-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Edmeire C. Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Analisa os fundamentos conceituais da Estratégia Empresarial, Inovação Tecnológica, Competitividade e da Gestão da Informação, para situá-los no ambiente de automação industrial. Tem por objetivo geral analisar a relação existente entre as ações estratégicas da empresa com a Gestão da Informação e as estratégias de Inovações Tecnológicas por meio de um estudo de caso. Por isso, teve por objetivos específicos levantar dados sobre o perfil da empresa para conhecê-la em termos de estudo de caso; caracterizar as estratégias de Inovação Tecnológica para reconhecê-lo como uma empresa inovadora; conceituar o processo de Gestão da Informação para inseri-la na estratégia empresarial. Para tanto, a metodologia empregada na coleta de dados primários (pesquisa de campo) girou em torno de entrevistas e de dois formulários de pesquisa. Um específico para a Gestão da Informação, com dez perguntas abertas aplicadas ao Gerente do Departamento da área Administrativa e outro sobre Inovação Tecnológica, para o Gerente do Departamento de Tecnologia, com sete perguntas abertas. Antes, porém, passaram por um pré-teste. Para a interpretação desses dados, a pesquisa utilizou à análise de conteúdos. Houve também o levantamento de dados secundários (pesquisa documental) para complementar as análises dos dados primários. Esta pesquisa conclui que a empresa estudada valoriza a necessidade de inovar para não correr riscos em perder competitividade ao longo do tempo. Quanto a Gestão da Informação, percebe-se a necessidade dos gerentes e administradores tornarem-se mais conscientes da importância da estratégia, do gerenciamento e do direcionamento informacional, uma vez que a Informação tem um papel fundamental na estratégia empresarial.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Título: dc.titleO processo de gerenciamento estratégico da informaçao e inovaçao : o caso da empresa de automaçao industrial de Itajaí (SC)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.