
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coser, Claudia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cortázio, Denise de Lira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48617 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48617 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Claudia Coser | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Análise do fluxo de informações no desenvolvimento de produtos impressos/ gráficos da linha Turminha Querubim da Editora Luz e Vida em Curitiba-PR, fazendo levantamento das informações recebidas e fornecidas pelas pessoas envolvidas neste processo, assim como o tempo e suportes de informação utilizados pelas mesmas, visando a utilização da ferramenta de apoio Design Structure Matrix (DSM). Discorre sobre alguns conceitos que envolvem o processo de desenvolvimento de produtos e fluxo de informações, conforme diversos autores da área de Administração e Ciência da Informação, buscando aliar a teoria com a prática percebida na pesquisa. Inclui como ferramenta básica a técnica DSM, por tratar-se de um método que busca analisar processos. Apóia-se em dados quantitativos para a análise do fluxo de informações com base em entrevistas com as principais pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de produtos da referida área. Obteve como principal resultado a necessidade de visualização/ acesso, por parte dos funcionários, às etapas do processo de desenvolvimento de produtos da Turminha Querubim de forma estruturada, assim como a necessidade de maior grau de detalhamento das sub-tarefas existentes no processo para obtenção de melhores resultados com a ferramenta DSM. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produtos novos | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento de produtos da linha Turminha Querubim da Editora Luz e Vida : uma análise do fluxo de informaçoes com a aplicaçao da ferramenta design structure matrix | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: