Produçao e consumo de conteúdo em revistas científicas : um estudo sobre a motivaçao de autores e leitores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarchiori, Patricia Zeni, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorAdami, Anderson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48608-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Patricia Zeni Marchiori-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo teve como objetivo investigar, sob o ponto de vista de um conjunto de docentes pesquisadores da UFPR, as motivações e dificuldades que interferem na produção e consumo de artigos científicos. Constituiu-se em estudo descritivo, exploratório, bibliográfico e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Com o embasamento teórico explorou-se, sobretudo, aspectos relativos à comunicação científica, às revistas científicas e às motivações que, potencialmente, justificam a autoria e a leitura de artigos. Na pesquisa de campo, foi adotado instrumento de coleta de dados distribuídos entre 10 setores/departamentos da UFPR, obtendo-se a opinião de 48 docentes. Os principais resultados revelam que a disseminação do conhecimento representa o fator que mais motiva a autoria dos docentes e, por outro lado, a falta de tempo para escrever configura a maior dificuldade. O principal motivo apontado para o consumo de revistas científicas, por sua vez, é a necessidade de permanente atualização na área, tendo como contrapartida a dificuldade para obtenção dos títulos de revistas mais importantes.-
Formato: dc.format90f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na ciencia-
Palavras-chave: dc.subjectPublicações cientificas-
Palavras-chave: dc.subjectEscritores e leitores-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação (Psicologia)-
Título: dc.titleProduçao e consumo de conteúdo em revistas científicas : um estudo sobre a motivaçao de autores e leitores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.