A complexidade do saber no ensino : interdisciplinaridade nos cursos de publicidae e propaganda - o projeto inter para ser multi

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHansen, Fábio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda)-
Autor(es): dc.creatorSantos Filho, André Eduardo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:56:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:56:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48558-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fábio Hansen.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionOs campos do saber foram criados e segmentados através de disciplinas, mas como o conhecimento pode ser entendido em sua complexidade, em suas variáveis? A Comunicação necessita de diversas fontes externas que auxiliem na formação de seus conceitos e na compreensão das relações humanas, que façam o indivíduo estar ciente do contexto em que está inserido de forma completa e crítica. O presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: de que forma a interdisciplinaridade pode ser um meio para a formação dos estudantes de Publicidade e Propaganda? Nosso referencial teórico se sustenta em autores expoentes na área de educação e interdisciplinaridade, como Edgar Morin, Jesús Martín-Barbero e Hilton Japiassu, e pesquisadores do campo publicitário, como Tereza Cristina Vitali e Bruno Pompeu. Estabelecemos como objeto de estudo para responder nossa pergunta de pesquisa o projeto Inter para ser multi, experiência interdisciplinar criada na Universidade do Vale dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, que une turmas de Publicidade e Propaganda e de Letras para criar produtos audiovisuais. Vemos através do tensionamento entre teoria e entrevistas realizadas com professores e estudantes que o método interdisciplinar é uma estratégia a ser considerada para uma formação mais crítica e humana dos futuros publicitários. Contudo, há diversos aspectos a serem considerados, como o equilíbrio entre teoria, prática, viés humanista e mercadológico e, no caso específico do Inter para ser multi, as características subjetivas dos docentes, o que nos retorna ao conceito de complexidade trabalhado por Morin no início desta monografia: o pensamento complexo é capaz de contextualizar e reconhecer o singular, mas também traz incertezas.-
Formato: dc.format156 f : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade e propaganda - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Título: dc.titleA complexidade do saber no ensino : interdisciplinaridade nos cursos de publicidae e propaganda - o projeto inter para ser multi-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.