As relações públicas, a comunicação intercultural e a inclusão de refugiados : um mapeamento de práticas de responsabilidade social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Regiane Regina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Relações Públicas)-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Mariana Caxambu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:07:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:07:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48557-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Regiane Regina Ribeiro.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Brasil é o país que mais acolhe refugiados na América Latina. Entretanto, esses grupos, quando estão no Brasil, enfrentam diversos obstáculos para se integrar na sociedade brasileira, como por exemplo, a dificuldade do acesso ao trabalho e outros serviços sociais essenciais, além de passarem por problemas relacionados ao racismo e à xenofobia. Diante desse contexto, a partir de uma fundamentação teórica baseada nos Estudos Culturais, o presente estudo objetivou mapear e analisar as práticas de responsabilidade social empresariais por parte da iniciativa privada pelo viés da comunicação intercultural, buscando entender quais as possibilidades de inclusão a partir das estratégias desenvolvidas para essa minoria. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, documental e de teor qualitativo. Foram mapeados os programas de Responsabilidade Social para refugiados e portadores de visto humanitário e, posteriormente, foi enviado aos gestores dos projetos um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados a partir das respostas dos executivos e da análise dos documentos disponíveis de cada projeto. Com isto posto, os resultados presentes, principalmente no discurso dos gestores, demonstram que a realização da proposta intercultural na prática é mais complexa do que parece, mas que sem ela, dificilmente as ações ligadas à valorização da diversidade cultural se efetivarão-
Formato: dc.format115 f : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectRefugiados - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa - Brasil-
Título: dc.titleAs relações públicas, a comunicação intercultural e a inclusão de refugiados : um mapeamento de práticas de responsabilidade social-
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