Estruturação do processo decisório para reforma de edificações escolares públicas do ensino fundamental utilizando o método multicritério de apoio à decisão-construtivista (MCDA-C)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Adriana de Paula Lacerda-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Tiago Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48545-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Marques Filho-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora : Profa. Dra. Adriana de Paula Lacerda Santos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba,24/04/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 123-136-
Descrição: dc.descriptionResumo: As escolas são espaços organizados com o propósito de promover o ensino e a aprendizagem, por meio da transmissão de valores e o acúmulo de conhecimento de uma sociedade. Torna-se essencial adequar a infraestrutura destes ambientes para que possam estimular e viabilizar o aprendizado. Em vista da crescente demanda por obras de reforma em edificações escolares públicas, tornase cada vez mais complexo o processo de tomada de decisão para a priorização de intervenções de reforma nas unidades. O gestor público precisa enfrentar essa realidade, com um número cada vez maior de variáveis a serem consideradas e com o impacto das consequências das decisões tomadas. A priorização para a execução de reformas utilizando o procedimento multicriterial é uma estratégia para avaliar as diversas condicionantes legais existentes. Este estudo visa, por meio de um estudo de caso, exploratório, de natureza aplicada, e abordagem quali-quantitativa, construir um modelo multicritério de apoio à decisão para a priorização de intervenções de reforma de edificações escolares públicas do ensino fundamental, visando atender às exigências da legislação local vigente para o licenciamento deste tipo de edificação, e que concomitantemente promova a construção do conhecimento no decisor. A coleta de dados e a estruturação do modelo foram realizadas com os atores do processo decisório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) do município de Cascavel/PR e pautada na realidade da infraestrutura das unidades escolares da rede municipal de ensino. Foi utilizado o Método Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C) na estruturação do processo decisório por meio de um modelo multicritério. Os atores legitimaram cada etapa da sua estruturação, expandindo o conhecimento acerca do contexto abordado, considerando os aspectos mais relevantes e fornecendo credibilidade aos resultados obtidos para a decisão de reforma da unidade com o pior desempenho apontado pelo modelo. O modelo construído é composto por 86 critérios agrupados em 10 pontos de vista fundamentais e 04 áreas de preocupação para a regularização das edificações escolares: legislação federal de acessibilidade a edificações, legislação estadual de segurança contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, legislação sanitária estadual e legislação municipal de uso do solo e código de obras. Palavras-chave: Infraestrutura escolar. Priorização de reformas em escolas. Apoio à decisão. Multicritério. Método MCDA-C.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Schools are organized spaces for promoting the teaching and learning through the transmission of values and the accumulation of knowledge of a society. It is essential to adapt the infrastructure of these environments so that they can stimulate and enable learning. In view of the growing demand for works of reform in public school buildings, it becomes increasingly complex decision-making process for prioritizing reform interventions in the units. The public manager needs to face this reality, with an increasing number of variables to be considered and with the impact of the consequences of the decisions taken. The Prioritization for implementation of reforms using the multicriteria procedure is a strategy to evaluate the various existing legal conditions. This study aims, through a case study, exploratory, of an applied nature, and qualitative-quantitative approach, to build a multicriteria decision aid model for the prioritization of interventions for the reform of public elementary school buildings, aiming to meet the requirements of the local legislation in force for the licensing of this type of building, and that concurrently promote the construction of the knowledge in the decision maker. Data collection and structuring of the model were performed out with the actors of the decision making process of the Municipal Education Department (SEMED) of the municipality of Cascavel / PR and based on the reality of the infrastructure of the school units of the municipal school network. The Multicriteria Decision Aid - Constructivist (MCDA - C) Method was used in structuring the decision - making process through a multicriteria model. The actors legitimized each stage of their structuring, expanding the knowledge about the context, considering the most relevant aspects and providing credibility to the results obtained for the decision to reform the unit with the worst performance indicated by the model. The constructed model consists of 86 criteria grouped in 10 fundamental points of view and 04 concentration areas for the regularization of school buildings: federal legislation of building accessibility, state legislation of safety against fire and panic of Military Fire Department of Paraná, health state legislation and municipal legislation of land use and construction code. Key-words: School infrastructure. Priorization of school reforms. Decision Aid. Multicriteria. MCDA-C method.-
Formato: dc.format224 p. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Edificios-
Palavras-chave: dc.subjectObras publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - Reparos e reconstruçao-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleEstruturação do processo decisório para reforma de edificações escolares públicas do ensino fundamental utilizando o método multicritério de apoio à decisão-construtivista (MCDA-C)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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