Análise de tecnologia da informação e comunicação aplicados a educação : um estudo exploratório com gestores e responsáveis de alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRazzolini Filho, Edelvino, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Isabel Garcia, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:19:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:19:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48400-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Edelvino Razzolini Filho.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Tendo como problema de pesquisa, e o objetivo principal, identificar o que é necessário para que as tecnologias de informação e comunicação sejam mais utilizadas na Educação em uma comunidade escolar no município de Curitiba na visão de gestores e responsáveis, de modo a identificar potencialidades, onde essa análise amplia os conhecimentos acerca das tecnologias educacionais, o presente trabalho aborda, no referencial teórico: Educação, Tecnologia da Informação- TI, Aprendizagem e Gestão da Informação. Após essa etapa foi demonstrada a metodologia adotada, a mesma caracteriza-se como exploratória e, a pesquisa do tipo Qualitativa. O Survey utilizado foram com 9 entrevistados que participam da comunidade escolar estudada, de modo que identificaram-se os recursos de Tecnologia da Informação e da Comunicação utilizados, os recursos necessários para a implantação, verificou-se o nível de aceitação para a implantação e identificaram-se as ferramentas utilizadas para obtenção e uso, da informação, na comunidade escolar, seguida da observação participante que teve como objetivo colocar em prática algumas questões que foram inseridas na entrevista, onde o ponto foco da técnica da observação é em relação ao uso dos computadores na comunidade escolar estudada, verificar a importância da tecnologia e suas respectivas aplicabilidades na escola. Diante de tal estudo, comprova-se que a tecnologia tem papel importante e serve como método facilitador no que diz respeito à aprendizagem e seus demais processos.-
Formato: dc.format83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Título: dc.titleAnálise de tecnologia da informação e comunicação aplicados a educação : um estudo exploratório com gestores e responsáveis de alunos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.