
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Maíra Cristina Correia da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48328 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48328 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Leilah Santiago Bufrem | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Analisa o tema exclusão e inclusão digital, iniciando com um levantamento da literatura para identificar seus aspectos e critérios e, num segundo momento, estabelecer um comparativo com opiniões de docentes de treze departamentos da Universidade Federal do Paraná. Objetiva identificar critérios para a análise das características que separam um excluído de um incluído digital, reconhecendo, entretanto, que são aspectos indissociáveis. Selecionaram-se os departamentos de Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Direito Público, Economia, Filosofia, Gestão da Informação, Informática, Planejamento e Administração Escolar, Psicologia, Teoria e Fundamentos da Educação e Teoria e Prática de Ensino. A escolha fundamentou-se a partir da literatura sobre o tema, verificando-se assim a predominância de aspectos relativos a essas áreas do conhecimento. O instrumento para a coleta é um questionário dividido em duas partes, sendo a primeira referente aos dados pessoais dos docentes e contendo três questões fechadas e a segunda organizada em seis questões, sendo cinco fechadas, mas com possibilidade do respondente discorrer sobre o assunto, e uma aberta de forma a obter a opinião dos pesquisadores sobre os temas exclusão/inclusão digital. Os questionários foram enviados por e-mail a todos os docentes de cada departamento escolhido. Teoria e prática são discutidas destacando os aspectos culturais, sociais, educacionais, econômicos, políticos, psicológicos, tecnológicos e jurídicos referentes à exclusão digital. Define inclusão digital e apresenta os projetos "Sampa.org" e "CDI", como exemplos. Associa teoria e prática, buscando pontos comuns e a caracterização do tema. Estabelece-se uma análise crítica sobre o problema da exclusão digital e as distorções presentes nos projetos caracterizados como responsáveis pela inclusão digital de indivíduos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusao digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Título: dc.title | O binomio exclusao e inclusao digital : caracterizaçao, aspectos e critérios para sua definiçao a partir de treze áreas do conhecimento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: