O binomio exclusao e inclusao digital : caracterizaçao, aspectos e critérios para sua definiçao a partir de treze áreas do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maíra Cristina Correia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48328-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Leilah Santiago Bufrem-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Analisa o tema exclusão e inclusão digital, iniciando com um levantamento da literatura para identificar seus aspectos e critérios e, num segundo momento, estabelecer um comparativo com opiniões de docentes de treze departamentos da Universidade Federal do Paraná. Objetiva identificar critérios para a análise das características que separam um excluído de um incluído digital, reconhecendo, entretanto, que são aspectos indissociáveis. Selecionaram-se os departamentos de Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Direito Público, Economia, Filosofia, Gestão da Informação, Informática, Planejamento e Administração Escolar, Psicologia, Teoria e Fundamentos da Educação e Teoria e Prática de Ensino. A escolha fundamentou-se a partir da literatura sobre o tema, verificando-se assim a predominância de aspectos relativos a essas áreas do conhecimento. O instrumento para a coleta é um questionário dividido em duas partes, sendo a primeira referente aos dados pessoais dos docentes e contendo três questões fechadas e a segunda organizada em seis questões, sendo cinco fechadas, mas com possibilidade do respondente discorrer sobre o assunto, e uma aberta de forma a obter a opinião dos pesquisadores sobre os temas exclusão/inclusão digital. Os questionários foram enviados por e-mail a todos os docentes de cada departamento escolhido. Teoria e prática são discutidas destacando os aspectos culturais, sociais, educacionais, econômicos, políticos, psicológicos, tecnológicos e jurídicos referentes à exclusão digital. Define inclusão digital e apresenta os projetos "Sampa.org" e "CDI", como exemplos. Associa teoria e prática, buscando pontos comuns e a caracterização do tema. Estabelece-se uma análise crítica sobre o problema da exclusão digital e as distorções presentes nos projetos caracterizados como responsáveis pela inclusão digital de indivíduos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectExclusao digital-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Título: dc.titleO binomio exclusao e inclusao digital : caracterizaçao, aspectos e critérios para sua definiçao a partir de treze áreas do conhecimento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.