
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Edmeire Cristina, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Pilat, Eder Alessandro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48318 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48318 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edmeire Cristina Pereira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve o objetivo geral de realizar um estudo explora'torio sobre Propriedade Intelectual para analisar as melhores práticas de gestão dos Núcleos de Propriedade Intelectual e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia, levantando os aspectos de gerenciamento administrativo, informacional e comunicativo. Em vista disso, será demonstrada a sua importância ao longo da pesquisa. Destaca-se nesta pesquisa a relevância de fomentar a atividade de gerenciamento da Propriedade Intelectual desenvolvida pelas instituições. As boas práticas de gestão foram levantadas através de roteiros de entrevistas apresentados neste trabalho. É fato para o gestor da informação que as fontes provenientes de patentes são riquíssimas para o desenvolvimento de novas tecnologias, pois a descrição da invenção contida na Carta-Patente é recurso gerador para inovação de outras tecnologias. | - |
| Formato: dc.format | 58 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Propriedade intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Propriedade industrial - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transferencia de tecnologia | - |
| Título: dc.title | As melhores praticas de gestao da em propriedade intelectual : estudo descritivo dos nucleos da rede de propriedade industrial do Parana | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: