Compartilhamento de conhecimento em projetos de iniciaçao cientifica no Departamento de Ciencia e Gestao da Informaçao UFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Reginalva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48306-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Helena de Fatima Nunes Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa sobre o compartilhamento de conhecimento nos projetos de iniciação científica, no Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI), da UFPR, visando analisar como ocorre esse processo de troca. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória. O estudo de caso foi realizado a partir de questionários e entrevistas com nove (9) alunos e cinco (5) professores do DECIGI. Os resultados apontam que o compartilhamento de conhecimento ocorre de forma mais intensa pelos canais informais de comunicação (e-mail, orientações, conversas informais). Como elementos facilitadores foram apontados: reuniões periódicas, confiança mútua, ambiente adequado para a pesquisa, trabalho em equipe e suporte tecnológico. Como elementos que dificultam foram citados: comunicação inadequada entre os atores do processo, tempo limitado para a realização da pesquisa; falta de equipamentos e tecnologia como suporte ao projeto e falta de motivação do aluno em relação ao projeto. Os professores apontaram como metas desafiadoras para o aluno de iniciação científica a apresentação do trabalho no EVINCI, o desenvolvimento de visão crítica e a contribuição com a sociedade pela pesquisa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisseminação seletiva da informação-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos - Serviços de informação-
Palavras-chave: dc.subjectRedes de informação-
Palavras-chave: dc.subjectCooperaçao intelectual-
Título: dc.titleCompartilhamento de conhecimento em projetos de iniciaçao cientifica no Departamento de Ciencia e Gestao da Informaçao UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.