Critérios de design e ergonomia para avaliaçao de conteúdo informacional voltados para auto-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorMendes Junior, Ricardo, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorKuntz, Viviane Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:47:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:47:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48276-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Duarte Freitas-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Ricardo Mendes Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A expansão da educação a distância possibilita fazer um curso em qualquer hora, qualquer lugar e no ritmo próprio do aluno. O Governo Federal estimula o uso deste modelo por conta da baixa oferta de vagas para o Ensino Superior encontrados nos índices nacionais de educação, em que se tem mais de cinco milhões de candidatos para um total de dois milhões e meio de vagas. Para essa modalidade o material didático torna-se o principal apoio do aluno para a aquisição de informações, que propiciam a geração de novos conhecimentos. Portanto, a modalidade de cursos a distância requer formação e um novo perfil do professor para evitar a mera transformação dos conteúdos presenciais, comprometendo o aspecto motivacional do aluno e, consequentemente, sua aprendizagem. Este trabalho tem como foco a elaboração de critérios de avaliação do design e da ergonomia para conteúdo informacional voltado à auto-aprendizagem. O instrumento de pesquisa validou se há aprendizagem e a estrutura de um determinado material. Os critérios foram aplicados aos conteúdos informacionais dos materiais didáticos do Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas, realizado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, no âmbito do Programa de Residência Técnica com a Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná – SEOP. Participaram da pesquisa 24 dos 30 residentes presentes, que avaliaram, optando por um dos três materiais didáticos de disciplinas ofertadas no curso. O resultado apontou, na visão do usuário, quais os critérios mais importantes a serem utilizados na elaboração de conteúdos informacionais para cursos na modalidade de educação a distância. Com isso, obteve-se a validação de 16 dos 28 critérios propostos, um índice aproximado de 57%, sendo considerados, pelos alunos, como muito importantes para favorecer a auto-aprendizagem.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleCritérios de design e ergonomia para avaliaçao de conteúdo informacional voltados para auto-aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.