Estudo exploratorio das buscas de informaçao dos usuarios dos serviços oferecidos pelas pousadas rurais da Regiao de Sao Luis do Puruna na cidade de Balsa Nova - PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Edmeire Cristina, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Dirceu Luiz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48262-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48262-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Edmeire C. Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Explora os fundamentos conceituais de estudos de necessidades de usuários, informação, gestão da informação, marketing voltado para a informação, comportamento do consumidor e inteligência competitiva, para situar este estudo exploratório que tem por objetivo geral mapear quais as informações e os mecanismos de busca de informação utilizados pelos usuários-clientes das pousadas rurais da Região de São Luis do Purunã em Balsa Nova – PR. Fundamentou-se sobre duas hipóteses a saber: (H1) mais de 70% dos freqüentadores dessas pousadas são pessoas que vêm de centros urbanos, principalmente, da Região Metropolitana de Curitiba, e (H2) mais de 50% dos freqüentadores dessas pousadas as descobrem por meio de pesquisas na Internet. Teve por objetivos específicos mapear dados sobre os serviços das pousadas; identificar o perfil sócio-econômico dos clientes das pousadas; identificar como os clientes buscam informações sobre os serviços das pousadas; mapear quais informações são decisivas para os clientes no processo de decisão de compra dos serviços das pousadas. Para tanto, a método empregado na coleta de dados em pesquisa de campo girou em torno de um roteiro de entrevista com doze perguntas que foi aplicado aos proprietários das pousadas e de um questionário com dezesseis perguntas o qual foi aplicado aos usuários-clientes das pousadas. Por fim, a primeira hipótese (H1) foi confirmada, enquanto que a segunda (H2) foi rejeitada, pois a propaganda boca-a-boca é o principal meio de atração de clientes para as pousadas da região. Desta forma, foram feitas algumas sugestões voltadas para a atração e retenção de clientes por meio da Internet e sistemas de informação de clientes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRecuperação da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectHotéis - São Luiz do Purunã, Serra de (PR)-
Título: dc.titleEstudo exploratorio das buscas de informaçao dos usuarios dos serviços oferecidos pelas pousadas rurais da Regiao de Sao Luis do Puruna na cidade de Balsa Nova - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.