A metodologia da investigaçao apreciativa sob a perspectiva de criaçao do conhecimento na organizaçao : uma analise comparativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorBrenner, Luciana Rocha Loures-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48258-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48258-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Helena de Fatima Nunes da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria de Criação e Capacitação do Conhecimento de Nonaka e Tacheuchi e a Metodologia da Investigação Apreciativa desenvolvida por David Cooperrider e Suresh Srivastva, conceituando os dois processos e identificando seus pontos convergentes. O trabalho de pesquisa bibliográfica resultou em um apanhado geral das Teorias da Administração, apresentado em sua evolução conceitual. A teoria proposta por Nonaka e Takeuchi, ao privilegiar a criação do conhecimento como fonte geradora de vantagem competitiva na empresa, confere novo significado ao conceito de Administração e abre novas alternativas estratégicas, capazes de transformar a cultura organizacional. A Metodologia da Investigação Apreciativa, em foco, sugere um novo caminho para o desenvolvimento e a aprendizagem organizacional, por meio da capacitação de equipes de trabalho orientadas para a construção do conhecimento com vistas à inovação. Teoria e Metodologia comungam princípios semelhantes, conforme demonstrado na análise, porém, ainda não se enquadram no perfil das múltiplas empresas, que se utilizam das formas mais clássicas de Administração.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da administração-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Título: dc.titleA metodologia da investigaçao apreciativa sob a perspectiva de criaçao do conhecimento na organizaçao : uma analise comparativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.