Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Abili Lázaro Castro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito. | - |
Autor(es): dc.creator | Lobato, Vanessa Rafaela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:08:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:08:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/48255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48255 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Abili Lázaro Castro de Lima | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | O trabalho teve como objetivo fazer a interlocução entre Direito Ambiental e Educação Ambiental, e analisar em que medida o modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil influi na efetividade e no ensino do Direito Ambiental e da Educação Ambiental no país. Foi feita uma análise do histórico e da contemporaneidade do Direito Ambiental e da Educação Ambiental, no contexto capitalista. Foi dada ênfase ao problema do consumismo exacerbado, destacando-se a questão da apatia e passividade social. Então, foram oferecidas sugestões de transformação da realidade, tomando como premissa o pensamento do filósofo marxista António Gramsci, que contribuiu na compreensão da concepção de Educação Ambiental Emancipatória e da necessidade de repensar a sociedade, revelando as profundas contradições sociais, que estão na origem dos problemas ambientais. A partir desse enfoque, a questão ambiental não mais se reduz a um mero problema técnico, tomando uma dimensão de conflito advindo das desigualdades económicas e sociais. A efetividade do Direito Ambiental só é possível através de uma transformação social, direcionada à participação social em busca de seus direitos fundamentais: saúde, saneamento, moradia, meio ambiente ecologicamente equilibrado. | - |
Formato: dc.format | 95 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito ambiental - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efetividade | - |
Título: dc.title | Contributo para reflexões acerca das propostas alternativas ao ensino e para efetividade do direito ambiental no Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: