
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Serbena, Carlos Augusto, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Olsen, Bárbara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:45:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:45:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48223 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48223 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,16/12/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 63-69 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo visa compreender, à luz da Psicologia Analítica, o laço formado entre o agressor e a vítima envolvidos em casos de bullying escolar. Essa pesquisa foi divida em duas grandes partes, que foram transformadas em dois artigos acadêmicos, separados e independentes. Primeiramente, fora feita a revisão da produção acadêmica sobre o tema nos últimos anos no Brasil, entre 2010-2015, e para a compreensão do fenômeno, fora feita uma pesquisa sobre o tema, com definições, características, personagens envolvidos e consequências futuras. Notou-se um aumento significativo na produção nacional nos últimos anos, porém poucas pesquisas preocuparam-se com a elaboração de instrumentos de avaliação adaptados a realidade nacional, também poucos fizeram relação entre a psicologia e o bullying. A partir disso, iniciou-se a segunda fase da pesquisa, onde utilizando-se principalmente os conceitos junguianos de Sombra, Persona, Projeção o vínculo inconsciente formado entre agressor e vítima fora analisado. Para tal, após a explanação dos conceitos junguianos básicos, utilizou-se o premiado filme estoniano Klass, de 2007, que aborda a temática do bullying, como ilustração do laço inconsciente que é formado entre o par agressor-vítima dos envolvidos no bullying. Palavras chave: Psicologia Analítica, bullying, violência escolar, projeção, sombra. | - |
| Descrição: dc.description | Abstratc: The present study aims to understand, in the light of Analytical Psychology, the bond formed between the aggressor and the victim involved in cases of scholar bullying. This research was divided into two major parts, which were transformed into two separate and independent academic articles. First, a review of the academic production on the theme in recent years in Brazil between 2010-2015, for the understanding of the phenomenon, a research was made, with definitions, characteristics, characters involved and future consequences. There has been a significant increase in national production in recent years, but few studies have been concerned with the elaboration of evaluation tools adapted to the national reality, also few have been related between psychology and bullying. From this, the second phase of the research began, where the Jungian concepts of Shadow, Persona, Projection were used, and the unconscious bond formed between aggressor and victim had been analyzed. after the basic Jungian concepts were explained, the award-winning Estonian film Klass, 2007, which addresses the issue of bullying, was used as an illustration of the unconscious bond that is formed between the aggressor-victim pair involved in bullying. Key words: Analytical Psychology, bullying, school violence, projection, shadow. | - |
| Formato: dc.format | 73 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
| Título: dc.title | O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: