Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Andreia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Autor(es): dc.creator | Codogno, Layla Cristine de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/48217 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48217 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profa. Me. Andreia de Jesus | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento e Análise de Sistemas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho visa apresentar à comunidade acadêmica de desenvolvedores a eficácia na utilização de metodologias ágeis para o desenvolvimento de softwares como Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, apresenta-se uma análise sobre a problemática envolvida entre a formação de profissionais em um curso tecnólogo e a não compreensão dos movimentos ágeis presentes no âmbito profissional (mercado de trabalho). Para tanto, utilizou-se do framework Scrum e seus fundamentos emergentes do Manifesto Ágil nos quais são envolvidos sugestões e práticas destinadas a melhoria do desempenho das equipes de desenvolvimento, consequentemente um processo mais eficiente. Assim, é descrito o desenvolvimento do software Leaf - Caderno de Receitas o qual tem como finalidade o cadastro de receitas online, podendo gerenciar receitas, ingredientes e categorias, bem como pesquisar e listar receitas de outros usuários. | - |
Formato: dc.format | [55] f. | - |
Formato: dc.format | application/zip application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum (Desenvolvimento de software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culinária | - |
Título: dc.title | LEAF - Caderno de receitas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: