
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marchiori, Patricia Zeni, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Fabieli Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48215 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48215 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Patricia Zeni Marchiori | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta estudo realizado sobre técnicas de coleta de dados utilizadas em processos de avaliação da usabilidade de sítios web e de design participativo, em comparação com as pertencentes a metodologia de pesquisa em geral. Objetiva explorar relações existentes entre tais técnicas, além de apresentar a avaliação da usabilidade e o design participativo como metodologias alternativas de envolvimento dos usuários no processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, e mais especificamente de sítios web. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Sem a intenção de ser exaustiva, explora o referencial teórico a partir dos problemas identificados no desenvolvimento de sistemas de informação. Os resultados apresentam as relações verificadas a partir da comparação das técnicas de avaliação de usabilidade e de design participativo, com as técnicas da metodologia de pesquisa quanto a seu caráter quantitativo e qualitativo. Demonstrou-se o grau de envolvimento do usuário proporcionado pelas técnicas estudadas e as características relativas às condições de uso, vantagens e desvantagens, custos e tempo de aplicação de cada técnica. Tais resultados, relacionados ao referencial teórico consultado, são a base para os comentários que compõem as considerações finais e as sugestões de encaminhamento a pesquisas futuras relacionadas a esta temática. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sites da web - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sites da web - Serviços de estatística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet (Redes de computação) - Avaliação | - |
| Título: dc.title | Tecnicas de coleta de dados nos processos de avaliaçao de usabilidade e de design participativo : um estudo exploratorio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: