As redes de informação e integração no mercado de jogos eletrônicos e a geração de vantagem competitiva

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Autor(es): dc.contributorBezerra, Cicero Aparecido, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorGarrett, Ricardo D'Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48209-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Cicero A. Bezerra-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A globalização da economia vem proporcionando oportunidades nunca antes possíveis para empresas em todo o mundo. Para alcançar novos mercados e, principalmente, obter vantagem competitiva frente a outras empresas maiores e com mais tradição no mercado, as empresas que visam sobreviver sentem a necessidade de unir-se, reforçando assim seus relacionamentos mesmo com competidores em um mercado delimitado para alcançar a expansão de seus negócios. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, cujo objetivo principal é a análise de uma rede de informações e sua eficácia para a evolução do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos eletrônicos. O estudo explora a natureza desses relacionamentos, mais precisamente da rede de informações formada para a geração de vantagem competitiva e seus elementos, e utiliza-se da metodologia de uma pesquisa descritiva para a análise do ambiente aplicada ao contexto, com uma abordagem qualitativa, resgatando a opinião das organizações entrevistadas a respeito da qualidade de elementos da rede. Inicialmente foi realizada uma abordagem teórica sobre as redes de informações e suas definições, utilização de redes em estratégias empresariais, tecnologia da informação nesse meio e o contexto do mercado de jogos eletrônicos. A seguir, foi caracterizada a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES) como rede de informações a ser analisada, sua estrutura e principais empresas associadas, bem como o questionário formado a partir de afirmações que expõem os principais fatores de uma rede de informações. Em seguida, foram descritos os resultados obtidos com o questionário, a compilação dos dados e os principais pontos identificados com a pesquisa. Conclui-se, por fim, com a apresentação dos resultados obtidos e as considerações sobre a eficácia dessa rede de informações em relação aos seus objetivos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRedes de informação-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos - Comércio-
Título: dc.titleAs redes de informação e integração no mercado de jogos eletrônicos e a geração de vantagem competitiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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