Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Anderson Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48176 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48176 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Sonia Maria Breda | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Estudo de aspectos do Letramento Digital na prática docente do Ensino Médio. Pesquisa exploratória no Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR, com o intuito de identificar o processo docente de busca de informação para ministrar a formação escolar e cidadã necessária à construção/realização do processo ensino aprendizagem. Para a análise do campo empírico, aplica-se um questionário ao universo constituído de 23 professores do Ensino Médio desse Colégio. De 82,15% do total de professores, obtém como principais resultados a confirmação que há falta de domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e despreparo da utilização da Internet como ferramenta pedagógica. O cenário levantado confirma o distanciamento entre as práticas docentes no ensino médio e os princípios do Letramento Digital, sinalizando a necessidade de repensar os processos de acesso e uso à informação no cotidiano escolar. Conclui-se que há falta de preparo do docente para utilizar as TICs no desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula. Esse despreparo é referente à falta de capacitação do próprio professor, falta de políticas de capacitação dentro da Secretaria de Estado da Educação, bem como ao fato de que a busca por capacitação para o uso dessas tecnologias deve ser desenvolvida pela própria pessoa. Nesse cenário, reforça a possibilidade da ação do Gestor da Informação como integrante no processo de Letramento Digital dentro da Escola. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Inclusão digital | - |
Título: dc.title | Letramento digital na prática docente do ensino médio do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: