Letramento digital na prática docente do ensino médio do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBreda, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Anderson Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48176-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Sonia Maria Breda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo de aspectos do Letramento Digital na prática docente do Ensino Médio. Pesquisa exploratória no Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR, com o intuito de identificar o processo docente de busca de informação para ministrar a formação escolar e cidadã necessária à construção/realização do processo ensino aprendizagem. Para a análise do campo empírico, aplica-se um questionário ao universo constituído de 23 professores do Ensino Médio desse Colégio. De 82,15% do total de professores, obtém como principais resultados a confirmação que há falta de domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e despreparo da utilização da Internet como ferramenta pedagógica. O cenário levantado confirma o distanciamento entre as práticas docentes no ensino médio e os princípios do Letramento Digital, sinalizando a necessidade de repensar os processos de acesso e uso à informação no cotidiano escolar. Conclui-se que há falta de preparo do docente para utilizar as TICs no desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula. Esse despreparo é referente à falta de capacitação do próprio professor, falta de políticas de capacitação dentro da Secretaria de Estado da Educação, bem como ao fato de que a busca por capacitação para o uso dessas tecnologias deve ser desenvolvida pela própria pessoa. Nesse cenário, reforça a possibilidade da ação do Gestor da Informação como integrante no processo de Letramento Digital dentro da Escola.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Inclusão digital-
Título: dc.titleLetramento digital na prática docente do ensino médio do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR-
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