
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Wilson de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48175 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48175 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Sonia Maria Breda | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Estuda aspectos da ética acadêmica na visão discente. Analisa a perspectiva ética de estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como intuito levantar a percepção de elementos considerados antiéticos no meio acadêmico e instigar a reflexão discente sobre os seus comportamentos cotidianos. Aborda, por meio de um referencial seletivo, os conceitos da ética, inserindo-os em diferentes contextos considerados importantes na vida dos estudantes. Em campo, processa observação participante na sala de aula do pesquisador e aplica, para alunos do primeiro e do último anos do Curso, um questionário voltado a opiniões e atitudes éticas. Apresenta quadro com elementos descritivos do comportamento diário observado em sala, fruto da observação. Ressalta, dentre os resultados obtidos, a diferença entre o discurso e a prática, tanto dos alunos ingressantes quanto dos graduandos. Levanta algumas hipóteses, com o auxílio da literatura pesquisada, sobre o porquê de determinados resultados. Destaca que o ensino da ética deve ter como objetivo formar cidadãos que respeitem a sociedade como um todo, indica que a instituição de ensino deve debater abertamente esse tema e, com apoio discente dos ingressantes no Curso, defende o ensino da ética como obrigatório no curso em questão. Sugere, para trabalhos futuros, uma pesquisa voltada a todo o corpo discente da UFPR. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários - Ética | - |
| Título: dc.title | Ética acadêmica na visão de alunos do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: