Ética acadêmica na visão de alunos do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBreda, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Wilson de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48175-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Sonia Maria Breda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estuda aspectos da ética acadêmica na visão discente. Analisa a perspectiva ética de estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como intuito levantar a percepção de elementos considerados antiéticos no meio acadêmico e instigar a reflexão discente sobre os seus comportamentos cotidianos. Aborda, por meio de um referencial seletivo, os conceitos da ética, inserindo-os em diferentes contextos considerados importantes na vida dos estudantes. Em campo, processa observação participante na sala de aula do pesquisador e aplica, para alunos do primeiro e do último anos do Curso, um questionário voltado a opiniões e atitudes éticas. Apresenta quadro com elementos descritivos do comportamento diário observado em sala, fruto da observação. Ressalta, dentre os resultados obtidos, a diferença entre o discurso e a prática, tanto dos alunos ingressantes quanto dos graduandos. Levanta algumas hipóteses, com o auxílio da literatura pesquisada, sobre o porquê de determinados resultados. Destaca que o ensino da ética deve ter como objetivo formar cidadãos que respeitem a sociedade como um todo, indica que a instituição de ensino deve debater abertamente esse tema e, com apoio discente dos ingressantes no Curso, defende o ensino da ética como obrigatório no curso em questão. Sugere, para trabalhos futuros, uma pesquisa voltada a todo o corpo discente da UFPR.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários - Ética-
Título: dc.titleÉtica acadêmica na visão de alunos do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.