
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Viviane Camargo Peres da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48173 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48173 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Apresentam-se propostas de melhorias na interface de um jogo eletrônico educacional tendo como base os conceitos de Arquitetura da Informação. Devido ao avanço tecnológico, diversos setores da sociedade tem se adaptado às mudanças conseqüentes desse avanço, inclusive o setor de educação. Tem-se utilizado objetos educacionais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem, dentre eles estão os jogos eletrônicos educacionais. Embora sejam comuns, muitos deles apresentam deficiências em relação à forma como são tratadas as informações que deveriam ser transmitidas aos jogadoresaprendizes, pois se percebe que as empresas desenvolvedoras de jogos focam na parte gráfica e esquecem-se de analisar a parte informacional – o conteúdo – a ser abordado. Este trabalho analisou a interface de um jogo eletrônico educacional sob a perspectiva ergopedagógica, para que, através dos problemas identificados pelos usuários do jogo fosse possível propor melhorias na interface de modo a facilitar o acesso e compreensão das informações. A pesquisa foi feita em um colégio público junto a seis alunos de Ensino Médio e um professor de Química. Foram aplicadas técnicas de questionários, ensaio de interação, verbalização consecutiva e avaliação heurística. Analisaram-se os resultados e levantaram-se problemas considerados críticos pelos aprendizes. Por fim, propuseram-se soluções com base na área de Arquitetura da Informação para esses problemas, considerados barreiras ao acesso à informação e, conseqüentemente, à aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletronicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos - Avaliação | - |
| Título: dc.title | Proposta de melhoria da interface de jogo eletrônico educacional sob o foco da arquitetura da informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: