Proposta de melhoria da interface de jogo eletrônico educacional sob o foco da arquitetura da informação

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Viviane Camargo Peres da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48173-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Duarte Freitas-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Apresentam-se propostas de melhorias na interface de um jogo eletrônico educacional tendo como base os conceitos de Arquitetura da Informação. Devido ao avanço tecnológico, diversos setores da sociedade tem se adaptado às mudanças conseqüentes desse avanço, inclusive o setor de educação. Tem-se utilizado objetos educacionais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem, dentre eles estão os jogos eletrônicos educacionais. Embora sejam comuns, muitos deles apresentam deficiências em relação à forma como são tratadas as informações que deveriam ser transmitidas aos jogadoresaprendizes, pois se percebe que as empresas desenvolvedoras de jogos focam na parte gráfica e esquecem-se de analisar a parte informacional – o conteúdo – a ser abordado. Este trabalho analisou a interface de um jogo eletrônico educacional sob a perspectiva ergopedagógica, para que, através dos problemas identificados pelos usuários do jogo fosse possível propor melhorias na interface de modo a facilitar o acesso e compreensão das informações. A pesquisa foi feita em um colégio público junto a seis alunos de Ensino Médio e um professor de Química. Foram aplicadas técnicas de questionários, ensaio de interação, verbalização consecutiva e avaliação heurística. Analisaram-se os resultados e levantaram-se problemas considerados críticos pelos aprendizes. Por fim, propuseram-se soluções com base na área de Arquitetura da Informação para esses problemas, considerados barreiras ao acesso à informação e, conseqüentemente, à aprendizagem.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos - Avaliação-
Título: dc.titleProposta de melhoria da interface de jogo eletrônico educacional sob o foco da arquitetura da informação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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