Representação da informação : um estudo nas monografias do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná nos anos de 2006 a 2008

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBreda, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thayná Marcelly da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48172-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Sonia Maria Breda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo acerca da representação informacional discente em monografias de graduação. Objetiva a análise da representação informacional presente nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Focaliza a relação do conteúdo com os elementos de representação título, resumo e palavras-chave dos TCCs de 2006 a 2008 disponíveis no portal do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI), constituindo um corpus de 56 monografias. Em busca de elementos das práticas de representação nos TCCs, coleta informações sobre o processo de 16 alunos concluintes da disciplina de Pesquisa em Informação II. Na análise do corpus, verifica o maior uso dos elementos resumo e palavras-chave, com 98,21% e 91,07% de incidência, respectivamente. Nesses resumos, identifica maior adequação do conteúdo à forma. Observa o uso de pelo menos um termo genérico como palavra-chave em 20% das monografias. Constata como mais adequada a representação nos TCCs da linha de pesquisa Informação e Conhecimento. Conclui que os elementos informacionais constantes nas monografias estudadas representam adequadamente o conteúdo, porém considerável parte dos títulos e da forma dos resumos precisa ser melhorada. Nas informações obtidas mediante questionário, destaca a participação do orientador no processo de representação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndexação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Título: dc.titleRepresentação da informação : um estudo nas monografias do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná nos anos de 2006 a 2008-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.