Mídia digital : o papel do filme de animação como recurso de informação na geração da aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorAlcides, Rosenilda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48168-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo D. Freitas-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O filme de animação como produto informacional possibilita ao docente a disseminação do conhecimento, agregando valor a aula e contribuindo no enriquecimento do conhecimento obtido pelo discente. Por meio desta pesquisa busca-se demonstrar a potencialidade do filme de animação como recurso didático em sala de aula. Para tanto, fez-se um mapeamento dos projetos voltados à utilização do filme de forma didática, no qual se constatou que a linguagem fílmica é reconhecida como recurso pedagógico por muitos professores no Brasil. Apresentou-se um quadro exemplificando as muitas possibilidades de uso do filme de animação e posteriormente desenvolveu-se um instrumento de pesquisa voltado aos docentes e discentes do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI). Sendo que os mesmos demonstram que não ocorre o uso do filme de animação em sala de aula por parte do docente, e que o discente não apresenta resistência quanto ao uso dos mesmos. Compreende-se que o docente somente demonstrará interesse no uso do filme de animação a partir do momento que conhecer e reconhecer nele um recurso pedagógico na transmissão do conhecimento. Conclui-se que o docente deve formar o futuro profissional com capacidades para sobreviver em um ambiente que vai exigir dele persistência, convivência em equipe, liderança, e outros fatores importantes que são demonstrados nesta pesquisa através da análise de alguns filmes de animação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Título: dc.titleMídia digital : o papel do filme de animação como recurso de informação na geração da aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.