Segurança e confiança no comércio eletrônico : um estudo exploratório

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Autor(es): dc.contributorBelli, Mauro José, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorLeal, Roseli Pessin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48167-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48167-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mauro Jose Belli-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa, de cunho exploratório, tem como objetivo principal verificar as condições de segurança do comércio eletrônico Business-to-Consumers (B2C), sob o ponto de vista tecnológico e legal, no âmbito nacional. Apresenta conceitos sobre comércio eletrônico e segurança da informação. Descreve os principais recursos tecnológicos que visam garantir a segurança e a privacidade das informações na internet. Levanta normas que norteiam as transações eletrônicas na internet e qual a principal lei que assegura o direito do consumidor no comércio eletrônico B2C. Verifica, através de levantamento de dados, realizado com aplicação de um questionário junto a alguns usuários do comércio eletrônico, se os mesmos conhecem tanto os recursos tecnológicos, quanto as leis que visam garantir a segurança e o direito do consumidor no comércio eletrônico. Paralelamente, investiga se os mesmos estão satisfeitos com as informações disponibilizadas nos sites das lojas virtuais e com o serviço, de maneira geral. Verifica que a criptografia e a certificação digital são os recursos tecnológicos mais indicados para garantir a segurança e a privacidade na internet. O Código de Defesa do Consumidor é a principal lei que assegura o direito do consumidor no comércio eletrônico B2C. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário indicam que alguns consumidores desconhecem os recursos tecnológicos e a lei que assegura seus direitos no comércio online. A maioria alega estar satisfeito com o serviço de comércio eletrônico, porém, gostaria que as lojas virtuais disponibilizassem informações sobre segurança e direito do consumidor, em seus sites, na internet. Conclui que o comércio eletrônico não é totalmente seguro, para o consumidor, do ponto de vista tecnológico e legal. Sugere que as empresas que exploram a internet para comercializar seus produtos e serviços façam uso dos recursos tecnológicos e legais disponíveis, de modo a proporcionar mais confiança nos usuários, para que os mesmos se sintam mais seguros e satisfeitos em relação ao serviço e utilizem com maior frequência-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico - Medidas de segurança-
Palavras-chave: dc.subjectInternet - Medidas de segurança-
Título: dc.titleSegurança e confiança no comércio eletrônico : um estudo exploratório-
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