Levantamento de padrões e divergências de linguagens na área de publicidade e propaganda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSoares, Ilan Gutierrez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48158-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48158-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho levanta padrões e divergências de termos e suas respectivas definições, a fim de ajudar a delimitar tendências de compreensões semânticas da área de Publicidade e Propaganda, visando à criação de ontologias para a área. O trabalho através de uma pesquisa exploratória faz um levantamento de literaturas pertinentes ao assunto, bem como um estudo de caso feito por meio de um instrumento de coleta construído a partir de uma adequação do método chamado Card Sorting. Três públicos diferentes foram pesquisados: um público considerado leigo no assunto em questão (publicidade e propaganda) e outro subdividido entre alunos do primeiro e quarto ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Também se pode perceber a dificuldade de se criar um modelo mental e de prever tendências de compreensão semântica. Finalmente, o modelo utilizado apontou tanto divergências quanto convergências (padrões). Alguns padrões identificados foram os termos: arte, campanha, chamada e impacto. Dentre as principais divergências destacam-se: conta e publicidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSemantica-
Título: dc.titleLevantamento de padrões e divergências de linguagens na área de publicidade e propaganda-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.