
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Shtorache, Rosa Luiza Brites | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48121 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48121 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Helena de Fatima Nunes Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Analisa a contribuição das comunidades de prática no compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial dos periódicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso dos periódicos científicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Verifica pelos procedimentos de análise de documentos e a aplicação do questionário aos editores-chefe dos periódicos que o compartilhamento do conhecimento já é realizado pela maioria no processo editorial; 100% concordaram que é importante para o desenvolvimento dos periódicos, mas não há iniciativas formalizadas para estimular o compartilhamento do conhecimento; os principais facilitadores do compartilhamento do conhecimento levantados são a confiança mútua, linguagem comum e motivação, e como barreiras que impedem esta prática são a falta de contato e tempo. Constata que 75% dos respondentes apontam o ambiente virtual como facilitador para a troca de conhecimento entre os colaboradores do processo editorial. Confere o desconhecimento da maioria dos editores-chefe sobre as comunidades de prática como uma forma de compartilhar o conhecimento. Conclui que as comunidades de prática virtual podem facilitar o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial, pois podem gerar qualidade neste processo e possibilitar o aprendizado dos colaboradores. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
| Título: dc.title | As comunidades de prática e o compartilhamento do conhecimento nos períodicos científicos da área de ciências agrárias das universidades públicas do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: