A mineração de dados para descoberta de conhecimento e uma oferta adequada no canal de televisão aberta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorMartins, Idemara Marceli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:18:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:18:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48109-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa viabiliza a técnica de Mineração de Dados como ferramenta alternativa de sistema de informação transformando dados em informação para tomada de decisão em negócios no processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados possibilitando o relacionamento de metodologias de Business Intelligence e Inteligência Competitiva. A aplicação gerou uma amostra intencional, de cunho descritivo e quantitativo realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, descrevendo o perfil do universitário como telespectadores para TV aberta local. Utiliza uma técnica, o algoritmo Apriori, para descobrir regras de associação nos conjuntos de dados coletados com o objetivo de descrever dados, identificar padrões e possibilitar oferta para um público específico ou marketing direcionado. Com aplicação de estudo de caso na Band Curitiba, o trabalho identificou as necessidades informacionais da empresa referente a clientes pela observação e referencial teórico. E como produto final apresenta o modelo de conhecimento para a empresa integrada na pesquisa como contribuição a tomada de decisão com técnica de inteligência nos negócios.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de dados (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectTelespectadores-
Título: dc.titleA mineração de dados para descoberta de conhecimento e uma oferta adequada no canal de televisão aberta-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.