Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castilho Júnior, Newton Corrêa de, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Picoli, Florindo Rhaoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48106 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48106 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Newton Correa de Castilho Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Discorre sobre a relevância da gestão da informação na elaboração do planejamento estratégico de marketing. Argumenta que as instituições educacionais do setor privado, as quais ofertam cursos de nível superior, têm sido motivadas a planejar com maior empenho seus processos de marketing. Pontua a necessidade de realizar a correta identificação, coleta, classificação, armazenamento, apresentação, disseminação, análise e uso de informações de forma objetiva e condizentes com a realidade comercial. Busca identificar como o gerenciamento informacional contribui para o planejamento estratégico de marketing de instituições de ensino superior privadas. Utiliza o aporte teórico e pesquisa de campo como fonte de dados relevante a investigação dessa temática, caracterizando-se como um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Realiza entrevistas em ambientes educacionais para coletar informações destinadas a averiguar a pertinência de um modelo elaborado a partir de considerações teóricas. Efetua a análise e interpretação dos dados coletados e compara a prática organizacional com os apontamentos da revisão de literatura. Observa que existe consonância entre a teoria e a práxis averiguada, resultando em um modelo de gestão da informação considerado pertinente para o planejamento estratégico de marketing de instituições de ensino superior privadas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing - Planejamento - Estudo e ensino (Superior) | - |
Título: dc.title | Gestão da informação no planejamento estratégico de marketing : um estudo em instituições de ensino superior privadas de Curitiba - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: