
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Razzolini Filho, Edelvino, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Adriana Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48081 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48081 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edelvino Razzolini Filho | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa exploratória baseada em um estudo de caso de uma organização do ramo educacional, com o objetivo de analisar como a gestão da informação pode auxiliar a comunicação interna de uma organização que presta serviços educacionais no município de Curitiba. A busca por uma comunicação eficiente e de alcance de todos os envolvidos no processo se apresenta como problema detectado para a análise desta pesquisa. A pesquisa buscou verificar os meios de comunicação interna utilizados pela organização e sua eficiência de acordo com a interpretação de seus colaboradores. A identificação de políticas de distribuição de informação, acesso e sua centralização, possibilitaram a análise da eficiência da gestão da informação no processo de comunicação interna. A metodologia pautou-se em caracterizar a pesquisa, ambientar o estudo e levantar conceitos e considerações acerca do tema pesquisado. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante e aplicação de questionários na unidade pesquisada. A análise dos meios de comunicação interna utilizados pela organização, assim como se a gestão da informação pode auxiliar o processo comunicacional interno é visualizada nos resultados pela interpretação dos gráficos. Pôde-se concluir que através da escolha dos melhores meios de comunicação, a distribuição da informação é mais eficaz e atinge mais pessoas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na administração | - |
| Título: dc.title | A gestão da informação na comunicação interna de uma empresa do ramo educacional : um estudo de caso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: