Proposta para o desenvolvimento de um modelo de memória organizacional para uma escola pública estadual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorVidal, Gilmar Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48075-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48075-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa exploratória realizada na Secretaria de uma escola estadual, visando apresentar um modelo para o registro e sistematização da Memória Organizacional. Fundamenta a proposta em pesquisa bibliográfica para identificação de iniciativas de Gestão do Conhecimento. Elabora uma MDPO – Metodologia de Delineamento e Resolução de Problemas Organizacionais para determinar os elementos principais para a definição do problema. Verifica pela análise dos documentos que as informações explícitas estão defasadas e espalhadas. O conhecimento tácito não é compartilhado pelos funcionários. Muitas atividades têm desempenho comprometido pela ausência de documentos e de registros de experiências passadas. Para angariar a colaboração dos funcionários aos objetivos do estudo, foi ministrado um seminário sobre Conhecimento, Conhecimento Organizacional, Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional e Memória Organizacional, em linguagem simples para auxiliar pessoas leigas a compreender os temas envolvidos na pesquisa. Para o desenvolvimento da proposta foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso. Investiga as práticas relativas à Memória Organizacional mediante questionário fechado que aborda os aspectos internos e externos da retenção do conhecimento. Apresenta os resultados da Memória Organizacional na forma de gráficos e tabelas. Observa que não há preocupação com compartilhamento e não há promoção para estimular as trocas de saberes. A troca de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento dos procedimentos da Secretaria. Pelos resultados do questionário foi observado que as dificuldades provêm da estrutura e procedimentos e as facilidades do fator humano. O mapeamento do conhecimento tácito foi realizado por meio da técnica do Grupo Focal, grupo informal com interesse específico e de tamanho reduzido, associada à técnica do Protocolo Verbal, onde as pessoas "pensam alto" enquanto executam suas atividades permitindo o registro de seu saber. Como produto apresenta uma proposta para o registro, sistematização, retenção, recuperação e disseminação da Memória Organizacional. Esta pesquisa ajudou a reduzir a resistência dos funcionários acerca da socialização do conhecimento organizacional.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleProposta para o desenvolvimento de um modelo de memória organizacional para uma escola pública estadual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.