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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wildauer, Egon Walter, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Vidal, Gilmar Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48075 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48075 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Egon Walter Wildauer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa exploratória realizada na Secretaria de uma escola estadual, visando apresentar um modelo para o registro e sistematização da Memória Organizacional. Fundamenta a proposta em pesquisa bibliográfica para identificação de iniciativas de Gestão do Conhecimento. Elabora uma MDPO – Metodologia de Delineamento e Resolução de Problemas Organizacionais para determinar os elementos principais para a definição do problema. Verifica pela análise dos documentos que as informações explícitas estão defasadas e espalhadas. O conhecimento tácito não é compartilhado pelos funcionários. Muitas atividades têm desempenho comprometido pela ausência de documentos e de registros de experiências passadas. Para angariar a colaboração dos funcionários aos objetivos do estudo, foi ministrado um seminário sobre Conhecimento, Conhecimento Organizacional, Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional e Memória Organizacional, em linguagem simples para auxiliar pessoas leigas a compreender os temas envolvidos na pesquisa. Para o desenvolvimento da proposta foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso. Investiga as práticas relativas à Memória Organizacional mediante questionário fechado que aborda os aspectos internos e externos da retenção do conhecimento. Apresenta os resultados da Memória Organizacional na forma de gráficos e tabelas. Observa que não há preocupação com compartilhamento e não há promoção para estimular as trocas de saberes. A troca de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento dos procedimentos da Secretaria. Pelos resultados do questionário foi observado que as dificuldades provêm da estrutura e procedimentos e as facilidades do fator humano. O mapeamento do conhecimento tácito foi realizado por meio da técnica do Grupo Focal, grupo informal com interesse específico e de tamanho reduzido, associada à técnica do Protocolo Verbal, onde as pessoas "pensam alto" enquanto executam suas atividades permitindo o registro de seu saber. Como produto apresenta uma proposta para o registro, sistematização, retenção, recuperação e disseminação da Memória Organizacional. Esta pesquisa ajudou a reduzir a resistência dos funcionários acerca da socialização do conhecimento organizacional. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | Proposta para o desenvolvimento de um modelo de memória organizacional para uma escola pública estadual | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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