
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Amanda Soledad Gallardo Marciel de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48072 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48072 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Helena de Fatima Nunes Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Analisa, a partir da produção técnica/científica, o desenvolvimento e implantação de iniciativas de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva/Organizacional em organizações públicas e privadas e se os resultados das mesmas são utilizados como insumo no processo de construção do Planejamento Estratégico Organizacional. Para tanto, procurou-se verificar a aplicabilidade das iniciativas de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva/Organizacional nestas organizações. Pesquisa bibliográfica, por meio da qual foi possível identificar os estudos publicados na área, tendo em vista a necessidade de mapear as iniciativas de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva/Organizacional implementadas em organizações públicas e privadas, que se encontram dispersas na literatura. Observa que as organizações expõem com mais freqüência suas iniciativas de gestão do conhecimento do que de inteligência competitiva/organizacional, nos estudos não é mencionado o papel destas iniciativas no processo de construção do planejamento estratégico organizacional. Verifica que na prática não existem organizações que desenvolvem e/ou implemetam uma abordagem integrada entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva/organizacional, com enfoque na otimização dos processos de planejamento estratégico organizacional. Constata que as iniciativas de inteligência competitiva/organizacional na prática são pouco difundidas, pois as organizações temem sofrer espionagem industrial, este fato se constituiu em um elemento que limitou o desenvolvimento deste trabalho. Infere que mesmo sem demonstrar em seus objetivos que algumas organizações, mesmos sem ter consciência, produzem insumos por meio destas iniciativas que podem apoiar o processo de planejamento estratégico. Constata que alguns autores entendem que a inteligência competitiva/organizacional é um processo da gestão do conhecimento. Conclui que as iniciativas de gestão do conhecimento e inteligência competitiva/organizacional têm objetivos similares e um deles, que tem forte impacto no processo de construção do planejamento estratégico, é dar apoio ao processo de tomada de decisão. Desta forma pode-se afirmar que gestão do conhecimento e inteligência competitiva/organizacional, em um dado momento de sua implantação se complementam. Ao identificar e analisar o desenvolvimento das iniciativas de gestão do conhecimento e inteligência competitiva/organizacional implementadas em organizações públicas e privadas, compilando-as em um único documento, este estudo contribui para as pesquisas da área, incentivando novas abordagens integradas entre práticas de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva/Organizacional. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação gerencial | - |
| Título: dc.title | Mapeamento de iniciativas de gestão do conhecimento e inteligência competititva/organizacional em organizações públicas e privadas : análise das contribuições para o planejamento estratégico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: