A inteligência organizacional nas organizações sem fins lucrativos : um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorAlves, Taffne Moriá Gimenes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48062-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48062-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Helena de Fatima Nunes Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa exploratória descritiva de caráter qualitativo sobre a Inteligência Organizacional, visando analisar se os processos de aprendizagem da ONG Junior Achievement constituem-se em inteligência organizacional. Para a sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou questionários para identificar e sistematizar as formas de utilização da Inteligência Organizacional. Estuda a partir da literatura os processos de inteligência organizacional. Elabora um diagnóstico da instituição identificando, por meio de observação e entrevista, o ambiente onde esta inserida, bem como os serviços que esta presta a comunidade. Realiza pesquisa com os funcionários e diretor sobre os aspectos referente a existência do componente aprendizagem organizacional na ONG. Constata que a Inteligência Organizacional pode ser classificada de duas maneiras, sendo a primeira como um produto e a segundo como um processo. A primeira e oriunda dos resultados gerados pelas condições mais acordadas e sustentadas pelos conhecimentos, culturas e práticas nas organizações. A segunda é composta por cinco processos: memória, aprendizagem, cognição, raciocínio organizacional e comunicação. Apresenta como resultado a Identificação dos conhecimentos, ações e lições aprendidas pelos colaboradores da ONG Junior Achievement.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAssociações sem fins lucrativos - Administração-
Título: dc.titleA inteligência organizacional nas organizações sem fins lucrativos : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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