Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Taffne Moriá Gimenes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/48062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48062 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Helena de Fatima Nunes Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa exploratória descritiva de caráter qualitativo sobre a Inteligência Organizacional, visando analisar se os processos de aprendizagem da ONG Junior Achievement constituem-se em inteligência organizacional. Para a sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou questionários para identificar e sistematizar as formas de utilização da Inteligência Organizacional. Estuda a partir da literatura os processos de inteligência organizacional. Elabora um diagnóstico da instituição identificando, por meio de observação e entrevista, o ambiente onde esta inserida, bem como os serviços que esta presta a comunidade. Realiza pesquisa com os funcionários e diretor sobre os aspectos referente a existência do componente aprendizagem organizacional na ONG. Constata que a Inteligência Organizacional pode ser classificada de duas maneiras, sendo a primeira como um produto e a segundo como um processo. A primeira e oriunda dos resultados gerados pelas condições mais acordadas e sustentadas pelos conhecimentos, culturas e práticas nas organizações. A segunda é composta por cinco processos: memória, aprendizagem, cognição, raciocínio organizacional e comunicação. Apresenta como resultado a Identificação dos conhecimentos, ações e lições aprendidas pelos colaboradores da ONG Junior Achievement. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associações sem fins lucrativos - Administração | - |
Título: dc.title | A inteligência organizacional nas organizações sem fins lucrativos : um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: