Mineração de dados em redes sociais : um estudo de caso na ferramenta twitter sobre a organização Little, Brown Book Company

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mayara Leticia Fabiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:54:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:54:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48059-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar os usuários da rede social Twitter que tenham mencionado algum termo relacionado à organização Little,Brown Book Group por meio do método de mineração de dados sumarização, para descobrir a opinião desses usuários sobre a organização. Busca-se também verificar se esse método de mineração de dados é válido para as organizações utilizarem como meio de pesquisa de satisfação dos clientes, novos ramos de atuação e até novos clientes. Utiliza-se um ambiente de pesquisa de dados disponíveis na web, por meio da linguagem de programação R. Usa-se também o programa Revolutions R para o processamento desse código. Para que os objetivos possam ser alcançados utilizase a metodologia descritiva com abordagem qualitativa e como técnica, aplica-se um estudo de caso. A partir dos testes realizados foi obtido como resultado uma imagem positiva da organização no ambiente virtual do Twitter. Além disso, pode-se perceber que o método de mineração de dados web é válido para as organizações encontrarem dados que podem se tornar fontes de informações uteis para um estudo de mercado, pesquisa para um novo produto ou até mesmo um novo ramo de atuação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de dados (Computação) - Redes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Título: dc.titleMineração de dados em redes sociais : um estudo de caso na ferramenta twitter sobre a organização Little, Brown Book Company-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.