Os direitos autorais e a percepção dos estudantes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorFabienski, Kelen Roxane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48056-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Leilah Santiago Bufren-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo sobre a percepção de estudantes em relação aos direitos autorais. Analisa a perspectiva de estudantes dos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre postura desses estudantes em relação aos direitos autorais. Levanta elementos para uma futura política institucional de alerta e preservação dos direitos autorais. Busca alertar os professores da conduta antiética de alguns desses profissionais em formação. Em campo, utiliza questionário para levantar as práticas dos estudantes em relação aos direitos autorais. Elege estudantes de primeiro e último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação para aplicar os questionários. Apresenta a disciplina de Metodologia da Pesquisa como elemento importante na construção de pesquisa científica de dar os devidos créditos aos autores através de citações e referências. Constata o reconhecimento discente para punições ao autor de plágio. Observa que estudantes não reconhecem situações de plágio ou suas derivações como o auto plágio. Expõe atitudes dos estudantes na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Descreve iniciativas para se evitar o plágio, indicadas pelos estudantes. Destaca, dentre resultados obtidos a diferença de atitudes e a perspectiva entre estudantes de primeiro ano e os de último ano. Sugere para estudos futuros comparações entre a disciplina de Metodologia da Pesquisa e os seus objetivos em diferentes cursos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos autorais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários - Ética-
Palavras-chave: dc.subjectPlagio - Estudantes-
Título: dc.titleOs direitos autorais e a percepção dos estudantes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.