Informação e qualidade no ambiente corporativo : dimensões de qualidade para as práticas de gestão do conheciemnto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBelli, Mauro José, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorShiki, Franciele Rosa dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48052-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48052-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mauro Jose Belli-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo exploratório sobre a Qualidade da informação, com o objetivo geral de investigar as dimensões de qualidade estabelecendo o uso de instrumentos gerenciais para o processo de qualidade da informação. Fundamenta teoricamente o trabalho apresentando considerações sobre a temática informação, qualidade da informação e dimensões de qualidade para as práticas da gestão do conhecimento. Discorre sobre a temática da informação, diferença entre dado, informação e conhecimento, conceituação da informação enquanto recurso, administração da informação, passa pela evolução histórica de qualidade, conceituação do termo, análise da qualidade do ponto de vista da informação, até a apresentação das características que definem o que caracteriza qualidade, ou seja, as dimensões, por fim percorre uma reflexão a cerca da temática conhecimento, argumenta os modelos de gestão até identificar a gestão do conhecimento apresentando as práticas de gestão do conhecimento. Para qualquer organização é fundamental garantir que os seus ativos informacionais tenham qualidade, para isso deve-se conhecer as dimensões atribuídas a ela bem como deverão ser adotados instrumentos gerenciais para a viabilização da mesma. Neste intuito, o trabalho apresenta formas de como garantir o processo de qualidade da informação em ambientes corporativos. O trabalho está dividido em introdução, literatura pertinente, metodologia, análise dos resultados e conclusões. Para realização do trabalho, utilizou-se o método de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Sendo assim, foi possível realizar a análise da literatura pertinente de forma a apresentar os resultados. Por meio do trabalho apresentado, pode-se perceber a importância da valorização da qualidade das informações, e também a utilização de instrumentos gerenciais que viabilizem a gestão da qualidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Título: dc.titleInformação e qualidade no ambiente corporativo : dimensões de qualidade para as práticas de gestão do conheciemnto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.