Ergonomia da informação : satisfação declarada pelos usuários dos canais de autoatendimento bancário

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorPaula, Kaoane Stival, 1990-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:01:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:01:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/48008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48008-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Maria do Carmo Duarte Freitas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Estuda e compara, sob o enfoque da ergonomia e gestão da informação, a preferência declarada pelos usuários entre os canais de autoatendimento bancário Internet Banking (IB) e Caixa eletrônico (ATM), de uma instituição financeira multinacional. Para alcançar esse objetivo, realiza a coleta de informações junto aos usuários por meio de um questionário com perguntas relacionadas a cinco critérios de usabilidade apontados por Nielsen: facilidade de aprender, facilidade de relembrar, eficiência, satisfação, controle de erros, além de uma questão sobre segurança e confiabilidade. Nesse processo, identifica a efetividade das interfaces, à luz dos elementos evidenciados na literatura pertinente. Para complementar o estudo aplica entrevistas com dois especialistas em usabilidade da empresa estudada, a fim de verificar a preocupação que a instituição possui em satisfazer as necessidades dos usuários. Os resultados demonstram, por um lado uma avaliação positiva de ambas as interfaces e, por outro, a necessidade de adequar os sistemas para que eles atinjam todos os perfis de clientes. A preferência do usuário é declarada apenas no critério facilidade de aprender, apontando o IB como o mais agradável. Os outros quesitos não apresentam diferenças estatisticamente significativas que comprovem a preferência entre uma ou outra plataforma.-
Formato: dc.format83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Automação-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Serviço ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Título: dc.titleErgonomia da informação : satisfação declarada pelos usuários dos canais de autoatendimento bancário-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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