O planejamento como essência da qualidade dos projetos de TI : das necessidades explicitadas à satisfação materializada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorKoch, Jean Felipe Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/48006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/48006-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Aborda a qualidade enquanto conceito trabalhado pela gestão de projetos no intuito da entrega de um produto final capaz de satisfazer as necessidades do cliente. Ressalta o planejamento e sua importância no ciclo de vida de um projeto na determinação do conceito final de qualidade do que se produz. Apresenta o levantamento de requisitos e necessidades do cliente como a base desta etapa e foco de estudos que buscam propor melhorias ao processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços de informação. Analisa por meio da técnica de observação não participante, os processos de aprovação, priorização e planejamento dos projetos de Tecnologia da Informação de uma empresa brasileira de telecomunicações, na ênfase dos métodos e ferramentas utilizados no contexto de levantamento de requisitos e necessidades dos clientes. Identifica por meio da utilização da técnica de fluxograma, a incipiência dos processos analisados no que diz respeito ao levantamento de requisitos e necessidades dos clientes durante a concepção da solução. Propõe a criação de novos processos de trabalho para a área, de modo a comportar atividades e tarefas dedicadas ao levantamento de informações junto ao cliente; a elevar seu nível de participação por entre as atividades e tarefas definidas; a otimizar o processo de planejamento da solução e a agregar valor às entregas finais dos projetos, por meio da aplicação da técnica do Quality Function Deployment (QFD). Sugere a existência de potenciais melhorias nos processos estudados com uma maior inserção da voz do cliente à dinâmica de trabalho. Destaca a definição inteligível de metas e padrões de qualidade a serem seguidos; a apresentação visual e padronizada das execuções e seus respectivos responsáveis e a identificação de possíveis lacunas de atuação como potenciais ganhos gerados a partir da nova proposta para os processos de trabalho.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectFluxogramas-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Título: dc.titleO planejamento como essência da qualidade dos projetos de TI : das necessidades explicitadas à satisfação materializada-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.