Arquitetura de informação para websites dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná sob a perspectiva de seus alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKraemer, Ligia Leindorf Bartz, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorLeiria, Jennifer Olivia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:55:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:55:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47967-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ligia Leindorf Bartz Kraemer-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa exploratória que tem por objetivo propor à Universidade Federal do Paraná um padrão de informações mínimas para os websites de seus cursos de graduação, sob a ótica dos alunos. Fundamenta-se teoricamente nos conceitos de informação e websites, na literatura sobre arquitetura da informação, principalmente nas obras de Agner e Rosenfeld & Morville, e nas especificações funcionais da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527). O trabalho tem como fon te de dados uma pesquisa de campo que inventaria os websites de treze cursos, um levantamento de opiniões e a aplicação da técnica Card Sorting junto a uma amostra de 52 alunos. A proposta resultante limita-se a uma arquitetura Web no que se refere à categorização, organização e rotulagem das informações a constituí rem o padrão mínimo informacional. Conclui que a visão do usuário não c orresponde à estrutura informacional vigente nos websites os quais, em sua maioria, não são dedicados somente à graduação, mas mesclam informações pertin entes a outras instâncias da Universidade. Verifica que, em relação os alunos tê m dificuldade de encontrar o que buscam. Recomenda a publicação de diretrizes básica s para a uniformização e disponibilização de uma arquitetura institucional para as informações pertinentes às graduações.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web - Estudo e ensino (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web - Desenvolvimento - Estudo e ensino (Superior)-
Título: dc.titleArquitetura de informação para websites dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná sob a perspectiva de seus alunos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.