
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Jean Carlos, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo Cabarrão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:58:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:58:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47905 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47905 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 97-100 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro, tem como objetivo compreender o discurso a partir dos enunciados de professores-orientadores de grupos de teatro, com base em suas práticas na esfera educacional. Tendo como princípio norteador que o discurso se efetiva na prática social, esta pesquisa analisou o discurso sobre a atuação de professores no desenvolvimento do grupo teatral na escola, na intenção de entender seus processos de trabalho e objetivos. O aporte teórico-metodológico foi ancorado nas teorias da Pedagogia do Teatro e na Análise Dialógica do Discurso (ADD), e tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal fundamentação teórica. Entre as conclusões obtidas nesta pesquisa, destaco a importância de explorar a rotina e o cotidiano das atividades desses professores, compreendendo, de alguma forma, suas trajetórias, desejos, frustrações e dificuldades, e também, suas conquistas e contribuições. Palavras-chave: Professor-orientador. Grupo teatral na escola. Análise dialógica do discurso. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work, linked to the ELiTe research group - Laboratory of Studies in Education, Language and Theater (Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe/UFPR/CNPq) has the objective of understanding the discourse from the enunciation of the teacher-mentor in the theater group, based on their practices in the educational sphere. Having as a guiding principle the fact that the discourse takes place in the social practice, this research analyzed the discourse about the involvement of those teachers in the development of the theater group in the school, with the purpose of understanding their work process and objectives. The theoretical-methodological approach was stablished based on the Theater Pedagogy and the Dialogic Discourse Analysis (DDA) theories and it has its core theoretical foundation in the studies of Bakhtin and the Circle. Among the conclusions obtained in this research, I highlight the importance of exploring the routine and day-to-day activities of those teachers, understanding, in some way, their trajectories, wishes, frustrations and obstacles, but also their achievements and contributions. Key-words: teacher-mentor, theater group in school, Dialogic discourse analysis. | - |
| Formato: dc.format | 135 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: