Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tedeschi, Marcos Antonio, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Bunn, Cibele Rowena, 1979- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:18:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:18:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47871 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marcos Antonio Tedeschi. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Mensura a carga de trabalho subjetiva no ensino por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação utilizando as premissas da ergonomia e gestão da informação. Para alcançar esse objetivo, realiza revisão da literatura pertinente para corroborar com uma univocidade pertinente ao tema trabalhado; verifica como ocorre o planejamento e avaliação do conteúdo dos e-learnings técnicos na organização em relações as demandas, e identifica os e-learnings técnicos desenvolvidos pela organização e usados no grupo de trabalho e a percepção dos participantes sobre os mesmos. Caracteriza-se como pesquisa do tipo qualitativa empírica, que tem base na experiência e vivência do autor, com apoio da técnica de estudo de caso cujo objeto tem duas circunstâncias: a natureza e abrangência da unidade, sendo o e-learning, a natureza ou variável independente; e a abrangência, o conjunto de variáveis intervenientes ou secundárias sobre os treinados ou variáveis dependentes. Para a escolha dos instrumentos de pesquisa, utilizou-se como referência, outros trabalhos realizados na área de carga mental. Dessa forma, utiliza o método NASA TLX (Task Load Index, ou Indice de Carga e Tarefa). Os resultados demonstram, entre os diversos treinamentos uma taxa ponderada geral de 25,91, indicando baixa carga subjetiva de trabalho dos e-learnings, o que indica que para a carga subjetiva de trabalho dos e-learnings, estes são percebidos como fáceis, com predomínio de dificuldade comparativa para desempenho com 26%, demanda mental com 23%, demanda temporal com 21%, esforço com 15%, frustração com 13% e demanda física com 2%. Existe a indicação pelos dados que os funcionários estão relativamente satisfeitos com seu rendimento e desempenho nos e-learnings. | - |
Formato: dc.format | 66 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível no formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação - Empresas | - |
Título: dc.title | A carga de trabalho subjetiva na aprendizagem por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação : estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: