A carga de trabalho subjetiva na aprendizagem por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação : estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTedeschi, Marcos Antonio, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorBunn, Cibele Rowena, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:18:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:18:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/47871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47871-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcos Antonio Tedeschi.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Mensura a carga de trabalho subjetiva no ensino por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação utilizando as premissas da ergonomia e gestão da informação. Para alcançar esse objetivo, realiza revisão da literatura pertinente para corroborar com uma univocidade pertinente ao tema trabalhado; verifica como ocorre o planejamento e avaliação do conteúdo dos e-learnings técnicos na organização em relações as demandas, e identifica os e-learnings técnicos desenvolvidos pela organização e usados no grupo de trabalho e a percepção dos participantes sobre os mesmos. Caracteriza-se como pesquisa do tipo qualitativa empírica, que tem base na experiência e vivência do autor, com apoio da técnica de estudo de caso cujo objeto tem duas circunstâncias: a natureza e abrangência da unidade, sendo o e-learning, a natureza ou variável independente; e a abrangência, o conjunto de variáveis intervenientes ou secundárias sobre os treinados ou variáveis dependentes. Para a escolha dos instrumentos de pesquisa, utilizou-se como referência, outros trabalhos realizados na área de carga mental. Dessa forma, utiliza o método NASA TLX (Task Load Index, ou Indice de Carga e Tarefa). Os resultados demonstram, entre os diversos treinamentos uma taxa ponderada geral de 25,91, indicando baixa carga subjetiva de trabalho dos e-learnings, o que indica que para a carga subjetiva de trabalho dos e-learnings, estes são percebidos como fáceis, com predomínio de dificuldade comparativa para desempenho com 26%, demanda mental com 23%, demanda temporal com 21%, esforço com 15%, frustração com 13% e demanda física com 2%. Existe a indicação pelos dados que os funcionários estão relativamente satisfeitos com seu rendimento e desempenho nos e-learnings.-
Formato: dc.format66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível no formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação - Empresas-
Título: dc.titleA carga de trabalho subjetiva na aprendizagem por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação : estudo de caso-
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