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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Marchiori, Patricia Zeni, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Amanda Cristina Santos, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47822 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Patricia Zeni Marchiori. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Propõe uma matriz de referência para aplicações de gamificação a partir da sistematização de elementos de jogos (dinâmica, mecânica e componentes) buscando relações com segmentos/área em que a gamificação se aplica. Contribui para futuros estudos voltados à necessidade estratégica de informação prévia ao desenvolvimento de jogos e ao uso de informação derivada da atividade dos jogadores. Descreve-se a metodologia proposta em duas fases: primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para definir gamificação, elementos de jogos e suas características; em seguida exploram-se técnicas da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para coleta e preparação de dados voltada para a construção de uma matriz. Pretendeu-se apresentar, via a matriz derivada, discussões relativas à um modelo de referência para aplicações de gamificação, buscando auxiliar implementadores na identificação de elementos de jogos mais adequados para distintos segmentos. Ainda que o estudo não tenha enfocado os tipos de jogadores – como elementos igualmente essenciais para a gamificação - os resultados poderão ser aplicados em futuras comprovações empíricas, considerando-se que a matriz foi elaborada de forma a permitir flexibilidade suficiente para a adição de novos segmentos e elementos de jogos. | - |
Formato: dc.format | 60 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletronicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrategia | - |
Título: dc.title | Gamificação, elementos de jogos e estratégia : uma matriz de referência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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