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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vasquez, Edwin Ricardo Pitre | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Miguez, Ronaldo Tinoco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:08:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:08:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47795 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47795 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Edwin Ricardo Pitre-Vasquez | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 22/02/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 115-120 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este é um trabalho acerca da música da Folia do divino paranaense. Um estudo sobre seus elementos musicais: padrões de ritmo, harmonia e melodia, aspectos técnicos de performance e de construção dos instrumentos, além de seus elementos extramusicais que compõem todo o ambiente e contexto em que a música é realizada.O trabalho é realizado em conformidade com as perspectivas da etnomusicologia e da metodologia conhecida como "bimusicalidade" (HOOD, 1960) ou "aprender a performar" (BAILY, 2001), que consistem em estudar uma determinada música através de seu aprendizado prático.Foram observados dois grupos romeiros do litoral paranaense, um de Guaratuba e outro de Paranaguá. Este último além de abrir as portas para a realização do trabalho de campo também me deu o privilégio de acompanha-lo como músico da Folia do Divino.Durante quatro anos de pesquisa e amizade com os caiçaras (2012 - 2016) e após acompanhar por três anos o percurso da Folia, pude aprender sobre vários aspectos do fazer musical dos caiçaras. Palavras-chave: 1 - Folia do Divino. 2 - Música Caiçara. 3 - Etnomusicologia. 4 - Bi-musicalidade. 5 - Cultura Popular do Litoral Paranaense. | - |
Descrição: dc.description | Abstract:This is a work about the music of the Divine's Folia in Paraná. A study about its musical elements: rhythm, harmony and melody patterns, perform techniques aspects and instruments construction, besides its extra musical elements, that compose the environment in wich the music is made.The research is made under a ethnomusicological perspective and the method knwon as "bi-musicality" (HOOD, 1960) or "learn to perform" (BAILY, 2001), that consists on studying a given kind of music through its practical learning.Two groups on Paraná's shore were observed: one from Guaratuba and the other one from Paranaguá. This one opened its doors for my fieldwork and also, as a privilege, allowed me to follow the Folia as a musician.During four years of research and friendship with the caiçaras (2012 - 2016), and after accompanying them for three years along the route of the Folia, I learned about several aspects of their music making. Key-words: 1 - Divine's Folia. 2 - Caiçara's Music. 3 - Ethnomusicology. 4 - Bi-musicality. 5 - Popular Culture. 6 - Paraná's coast. | - |
Formato: dc.format | 180 f. : il., retrs, musica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/x-compressed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
Título: dc.title | A música da folia do divino no litoral paranaense : estudo dos elementos musicais e extramusicais característicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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