Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sewo, Mírian Toshiko, 1972- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/4766 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/4766 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria de Fátima Quintal de Freitas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa pretendeu investigar a participação dos educadores das Escolas de Informática e Cidadania que atuam na periferia da cidade de Curitiba e na região metropolitana. Estes educadores são pessoas que desenvolvem atividades educativas nas suas comunidades através de um projeto (Escolas de Informática e Cidadania - EIC) com o Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR). Este estudo verificou quais são as motivações para que as pessoas se introduzam e participem destes grupos e desenvolvam determinadas atividades. O estudo deste processo permite também verificar como as pessoas desenvolvem as atividades, suas dificuldades e seus encaminhamentos. Este estudo possibilitou verificar o que os educadores pensam sobre seu trabalho e o do grupo. A pesquisa também levou a verificar as repercussões destas atividades em suas vidas. Para desenvolver esta pesquisa foi feito um levantamento das pessoas que atuaram como educadores em Escolas da Informática e Cidadania em Curitiba e na Região Metropolitana no ano de 2003. Foram selecionados 12 educadores para compor o grupo de sujeitos da pesquisa, os quais foram entrevistados. Os dados produzidos foram submetidos à análise qualitativa através da técnica de Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a experiência dos educadores no processo da participação provocou modificações na percepção de si, do outro e do mundo, fazendo um movimento de consciência que o conduz à autonomia. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to investigate the participation of educators from Computer Science and Citizenship Schools who work in the suburbs of Curitiba and in its metropolitan region. Those educators are people who have developed educational activities in their own communities, through a project (Computer Science and Citizenship Schools - EIC) together with the Committee for Democracy in Computer Science - Paraná (CDI-PR). The study verified what are those people's motivations to insert themselves and to participate in the groups, and to develop definitive activities. That study of the process also permit to verify how people develop the activities, their difficulties and their directions. And the repercussions of those activities in their lives. This study permitted to check what those educators think about their own work, as well as about the group work. In order to develop this research it was taken a survey of the people who acted as educators in Computer Science and Citizenship Schools in Curitiba and metropolitan region in 2003. To compose the subject group twelve educators were selected and interviwed. The data produced were submitted to qualitative analysis by using the Analysis of Contents method. The research came to the conclusion that the experience of those educators in such participatory process had changed their perception of themselves, of the others and of the world - making a move of conscience that leads to their autonomy. | - |
Formato: dc.format | 109 f. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Título: dc.title | Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: