Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ghislotilared, Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Fábio Apolinário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:40:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:40:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47624 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Valéria Ghislotilared | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A educação ambiental (EA) é uma herdeira do movimento ecológico que surgiu nos anos 60, sendo que hoje existem inúmeros trabalhos de pesquisa e prática perpassando os mais diversos temas. Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado no âmbito de um projeto de extensão - Hortas Orgânicas e Pedagógicas no Ensino Infantil, realizado com crianças da pré-escola II, implementando práticas de ensino, cultivo, vivência e criando um ambiente de aprendizagem sob a perspectiva de uma EA crítica, integrando ambiente e sociedade. Para subsidiar o projeto, faz-se necessário um levantamento bibliográfico de 1999 até o período atual, utilizando-se da literatura em projetos de EA, obtidos a partir de estudos de revisão em portais de busca e periódicos na área, elencando critérios de seleção e critérios emergentes. Logo, este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo realizar o mapeamento destes materiais e a sua organização em uma tabela, com a finalidade oferecer uma base de estudo para futuras pesquisas, e também fomentar material de apoio para o projeto de extensão. | - |
Formato: dc.format | 33 p. : Digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Título: dc.title | Mapeamento de trabalhos realizados com hortas e educação ambiental na literatura nacional. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: