O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLadewig, Iverson-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFranz, Luiz Gustavo Cangussú-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/47580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47580-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Iverson Ladewig, Ph.D.-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 89-93-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e moderada. As dicas de aprendizagem têm como objetivo, atuar diretamente nos processos de atenção seletiva, direcionando a atenção dos alunos com deficiência intelectual aos pontos de maior relevância da atividade motora. Estes indivíduos caracterizam-se principalmente pelo rebaixamento intelectual, consequentemente, tendo dificuldade em manter a atenção por um longo período de tempo em uma atividade. Vinte alunos, do sexo masculino, com idade entre 16 e 30 anos de uma escola especial da cidade de Curitiba, foram selecionados e divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo com Dicas (GCD) e Grupo sem dicas (GSD), para realizar o arremesso por cima do ombro. Metodologicamente, o estudo foi dividido em um pré-teste, um período de 6 aulas praticas da habilidade do arremesso, o pós-teste (logo na sequência do encerramento das práticas), e um teste de retenção (20 dias após o pós-teste). Avaliação nas três fases ocorreu através de 10 arremessos, os quais foram filmados, para posterior analise por 2 avaliadores, utilizando uma ficha de pontuação com os 8 segmentos. O resultado confirmou alterações significativas ocorridas dentro do grupo com dicas em sete dos oitos segmentos avaliados, ao passo que o grupo sem dicas apresentou apenas duas alterações significativas. Apesar dos resultados não apresentarem muitas diferenças significativas entre os grupos, pudemos perceber uma tendência em favor ao uso das dicas. Futuros estudos com essa população são necessários a fim de concretizar a utilização das dicas como uma estratégia de aprendizagem. Palavras chaves: Dicas de Aprendizagem; Atenção; Deficiência Intelectual.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this study was to analyze motor skill acquisition through the use of cues as a cognitive strategy with intellectual deficient students. Cues have the objective to work directly in the selective attention processes, directing the student's attention to relevant aspects of the task. These individuals are characterized mainly by intellectual deficiency, having difficulty in sustaining attention over a long period of time while performing any activity. Twenty male students, aged between 16 and 30 years old, from an special school in the city of Curitiba were selected to participate and randomly assigned to two groups: Cue Group (GCD) and no Cue Group (GSD), in order to perform the over the shoulder throwing. Methodologically, the study was divided into a pre-test, 6 classes practicing the movement, a post-test and, twenty days after, a retention test. The 3 evaluation tests were conducting with each student performing 10 throws, which were recorded and later analyzed by two evaluators, using a point score sheet with 8 segments. The results confirmed significative modifications in the throwing pattern from the cue group in 7 of 8 segments, when compared to only 2 in the no cue group. Even though the results did not showed many significative differences between both groups, we can infer that there was a tendency in favor of the cue group. Future studies with this population are necessary in order certify the use of cues as a learning strategy. Key words: Learning Cues; Attention; Intellectual disabilities.-
Formato: dc.format102 f. : il., algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes mentais - Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectIncapacidade intelectual-
Título: dc.titleO uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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