Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rechia, Simone Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Girardi, Vânia Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:08:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:08:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47579 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47579 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Simone Rechia | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 22/02/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 187-197 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Exercício e esporte | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações nas políticas públicas de inclusão direcionadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR, e verificar se repercutem nas atividades de lazer dos integrantes do grupo Amigos do Handebol. Fez parte do estudo o grupo denominado Amigos do Handebol, composto por 14 homens com deficiência intelectual, que participaram dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná em 2015, bem como os 13 responsáveis pelos integrantes do referido grupo, 4 representantes da equipe pedagógica das escolas modalidade educação especial dos Amigos do Handebol e 6 gestores da Prefeitura Municipal de Curitiba. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa, com uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de: observação direta do grupo, anotados em diário de campo durante 12 encontros realizados; entrevistas semiestruturadas com os 37 participantes do estudo; busca no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, sobre o tema lazer e inclusão referente ao período 2013-2016. A análise de dados foi realizada a posteriori, com levantamento de categorias temáticas e cruzamento de dados para análise interpretativa. Os objetivos específicos foram: 1) levantar dados sobre as ações nas políticas públicas de inclusão voltadas para o lazer da pessoa com deficiência intelectual em Curitiba; 2) descrever as práticas cotidianas de lazer e suas características dentro e fora do espaço escolar dos participantes; 3) discorrer acerca das barreiras e facilitadores para as práticas tempo/espaço/lazer voltadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual em Curitiba; 4) analisar as possibilidades de lazer do grupo em estudo relacionadas às ações nas políticas públicas de inclusão voltadas para o lazer da pessoa com deficiência intelectual. As ações desenvolvidas nas políticas públicas de inclusão destinadas ao lazer para a pessoa com deficiência intelectual em Curitiba, seguiram um plano de ação na gestão municipal voltado para uma cidade mais humana e mais inclusiva, porém, a partir das análises, observa-se que há no cotidiano dos participantes fatores que dificultam o acesso ao lazer, como acessibilidade, conhecimento e informação sobre os direitos, os transportes, a autonomia, condições financeiras, invisibilidade, formação profissional, desconhecimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual, entre outras, que dificultam ou impedem a inclusão nas práticas de lazer com os demais cidadãos nos espaços da cidade. As ações implementadas no período de 2013-2016, no eixo 6 do plano Curitiba mais humana mais inclusiva, repercutiram de forma inexpressiva para os integrantes do grupo Amigos do Handebol, visto que as oportunidades de lazer relatadas nas entrevistas pela maioria deles apontam a participação em ações destinadas às escolas especializadas com um falso discurso de inclusão, configurando-se atividades integrativas entre pessoas com deficiência, evidenciando um caráter não inclusivo. O lazer como direito social e dimensão da vida pode ser efetivado desde que observados os dispostos na Lei Brasileira de Inclusão, que passou a considerar a pessoa com deficiência além dos aspectos biológicos, com um modelo social da deficiência com base nos direitos humanos. Olhar para outras dimensões do ser humano pode ser um caminho, a partir de uma educação para a inclusão e pela inclusão, através do lazer nos espaços públicos, como parques e praças. O lazer, além de uma ferramenta para o processo de autonomia da pessoa com deficiência intelectual, pode proporcionar o exercício da liberdade de escolha e o convívio com a diversidade. Palavras-chave: Lazer. Políticas públicas. Inclusão. Autonomia. Deficiência intelectual. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this research is to analyze up to what point public inclusion policies, towards leisure to the person with intellectual disabilities in the city of Curitiba - PR, reflects on the leisure a select group to be part of the study - "Os Amigos do Handebol" (Handball Friends), which became part of the study. The group was composed of 14 men and young men with intellectual disability, who have participated of "Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná", in 2015, as well as the 13 people legally responsible for the group components, 4 representatives from the pedagogic team of the special needs schools and 6 agents of the Curitiba city hall. The methodology applied was qualitative research, with a research-action. The data was collected through observation and logged in a daily journal throughout the 12 meetings, besides interviews, documents and research done in the city hall's website for the period of 2013-2016. The data analysis was made afterwards, with a survey of the theme categories and cross validation for interpretative analysis. The main goals were: 1) data survey about actions in public inclusion policies towards leisure to the person with intellectual disability in Curitiba; 2) describe the daily leisure practices and their characteristics in and out of the participants' school space; 3) discuss the barriers and eases to the leisure practice to the person with intellectual disability in Curitiba; 4) analyze the group's leisure possibilities in the study related to the actions in the public inclusion policies towards the person with intellectual disability's leisure. The actions taken on public inclusion policies towards people with intellectual disability's leisure followed a plan of action in the city's management with the mission to make the city more humane and inclusive. However, per the analysis, the participants' daily activities have elements that hinders leisure, such as accessibility, lack of knowledge of their rights, transportation, autonomy, financial condition, professional qualification, lack of knowledge about the needs of people with intellectual disability, among others, that may even prevent leisure practice with other citizens in the city's public spaces. The actions taken in the period of 2013 to 2016, in the phase 6 of the plan "Curitiba + Inclusiva" (Curitiba more inclusive), showed to be ineffective to the studied group, given that the leisure opportunities reported by the majority in the interviews points toward actions aimed at special schools with a fake inclusion speech, characterized by activities with only people with disabilities, therefore, not being inclusive to the society. Leisure as a social right and aspect of life can happen since the effectiveness of Brazilian inclusion law, that started to see people with disabilities beyond biological traits, with a social model of the disability based on the human rights. To seek at other dimensions of the human being may show a way, beginning with education to the inclusion and by the inclusion through leisure in public spaces, such as parks and squares. The Leisure, besides a mechanism to the process of autonomy of the person with intellectual disability, may allow the exercise of freedom of choice and coexistence with diversity. Keywords: Leisure. Public policies. Inclusion. Autonomy, Intellectual disability. | - |
Formato: dc.format | 220 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politicas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Título: dc.title | Lazer, inclusão e autonomia de pessoas com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR : entre a cidade de todos e a cidade para todos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: