Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Piccin, Humberto Handchuka | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47545 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Helena Midori Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) -Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2012 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta as atividades e a propostas desenvolvidas pelo grupo de 20 pessoas de diferentes estados do Brasil, que participaram da Viagem de Canoa no início de julho de 2012, no litoral norte do Paraná, no território de Guaraqueçaba. Esta expedição promoveu oficinas de interação social interdisciplinar, focando o tema alegria e saúde nas comunidades tradicionais que possuem um modo de vida na floresta. A locomoção da viagem foi feita de canoa à remo, realizou doações de brinquedos e roupas, e contribui nas melhorias nas condições básicas de saúde do local. Nota-se a essência cultural caiçara expresso na arte, habitação, atividades de navegação, caça e pesca, festas típicas, lendas e contos. Após o término da viagem, foram feitas buscas de projetos e ações voltadas à proteção e auxilio do modo vida caiçara, buscando preservar esta identidade cultural tão rica e complexa. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pescadores - Paranaguá, Baía de (PR) - Condições sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades costeiras | - |
Título: dc.title | A viagem de canoa no litoral norte do Paraná : relatório de viagem julho/2012 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: