
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Serbena, Carlos Augusto, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Jéssica Caroline dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47521 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47521 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 24/03/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 145-153 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação realizou o desenvolvimento de um protocolo de trabalho com sonhos a ser aplicado em diversos contextos como na saúde mental. Para tanto, foi necessário avaliar e descrever a experiência dos participantes num grupo vivencial de sonhos na perspectiva da Psicologia Analítica. A interface entre os grupos de sonhos e a saúde mental retrata as demandas por novas metodologias que coloquem em prática as interlocuções da Psicologia e o processo de subjetividade. Deste modo, seguindo o método da pesquisa qualitativa, fenomenológica e da análise de conteúdo de Bardin, foram avaliadas as entrevistas iniciais, desligamento, e a dinâmica de funcionamento de um dos grupos de sonhos. A avaliação do protocolo inicial aos quais os participantes foram submetidos resultou na proposta de encontros fechados, entre 6 a 8 participantes, construção de regras de convivência, importância do setting terapêutico, escolha de técnicas de relaxamento e trabalho com sonhos de acordo com as características grupais. De modo geral, ser participante de um grupo proporcionou os seguintes resultados: acolhimento, expansão da consciência, abertura para um espaço terapêutico, construção de uma identidade grupal e transformadora. Assim, observa-se a necessidade do redirecionamento destas intervenções grupais ao campo da saúde mental, principalmente pelos resultados encontrados neste estudo e pela correlação com a tecnologia leve, que poderia abarcar inúmeras pessoas em sofrimento mental e possibilitar uma nova experiência de contato e transformação dos seus fenômenos psicológicos. Palavras Chaves: Sonhos. Psicologia Analítica. Grupos Vivenciais. Saúde Mental. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present dissertation carried out the development of a work protocol with dreams, to be applied in several contexts such as mental health. Therefore, it was necessary to evaluate and describe the experience of the participants in an experiential group of dreams from the perspective of Analytical Psychology. The interface between dream groups and mental health demonstrates the demand for new methodologies that put into practice the interlocutions of Psychology and the process of subjectivity. Thus, following the qualitative, phenomenological and content analysis method of Bardin, the initial interviews, quitting, and the dynamics of the functioning one of the dream groups were evaluated. The evaluation of the initial protocol, which the participants were submitted resulted in the proposal of closed meetings, between 6 to 8 participants, with a construction of rules for coexistence, importance of the therapeutic setting, choice of relaxation techniques and work with dreams according to group characteristics. In general, being a participant in a group provided the following results: refuge, expansion of consciousness, opening to a therapeutic space, building a group identity and transforming. Thus, it is necessary to redirect these group interventions to the field of mental health, mainly through the results found in this study and the correlation with light technology, which could surround countless people in mental suffering and enable a new experience of contact and transformation of their psychological phenomena. Keywords: Dreams. Analytical Psychology. Experiential Groups. Mental health | - |
| Formato: dc.format | 164 f. : il.; tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia junguiana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sonhos (Psicologia) | - |
| Título: dc.title | Grupo vivencial de sonhos na psicologia analítica como metodologia de trabalho em saúde mental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: