
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Carlos Eduardo, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto, Camila Flávia Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47508 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47508 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa almeja, por meio da análise da trajetória intelectual de José Francisco da Rocha Pombo (Morretes,1857 - Rio de Janeiro, 1933), investigar as ideias de reforma social presente no pensamento de Rocha Pombo, particularmente a forma como este ímpeto reformista se relaciona com proposições e ações no campo educacional. Considerando-se enquanto um reformador, apresentou em diversos momentos contradições e ambiguidades em suas propostas. Entre as ações identificadas na trajetória pública de Rocha Pombo que se associam ao problema desta pesquisa, destacamos: a militância no jornalismo; a participação política no parlamento e, em especial, o projeto de criação de universidade no Paraná; a escrita de romance de formação; e a produção de livros didáticos. Considerando este problema e suas manifestações no contexto social, esta investigação terá como fonte os escritos legislativos, jornalísticos, literários e históricos de Rocha Pombo, entre os anos de 1879 e 1917. Será examinado como sua escrita imprimiu a partir de diversos estilos - jornalístico, literário, histórico e político - o discurso reformista. A pesquisa versará sobre a trajetória de Rocha Pombo buscando diferenciar-se quanto à escolha de fontes e a partir de análises distintas sobre documentos comuns na produção do intelectual. Para a efetivação da pesquisa foi necessária a consulta em alguns acervos presentes na Biblioteca do Museu Paranaense, no Arquivo Público do Estado do Paraná e na Seção Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná, bem como arquivos digitalizados da Biblioteca Nacional por meio da Hemeroteca Digital e o acervo de teses da Universidade Federal do Paraná. Palavras-chave: Rocha Pombo. Intelectuais. História da Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research longs to, by the means of analysis of the intellectual trajectory, of José Francisco da Rocha Pombo (Morretes, 1857 - Rio de Janeiro, 1933), investigate the ideas of the social reform in the thoughts of Rocha Pombo, aimed most on the reformist impetus relates to the propositions and actions in the educational field. Considering himself as a reformist, he presented numerous moments of contradictions and ambiguity in his proposals. Among the actions identified in the public path of Rocha Pombo that are associated to the main problem of this research, it will be detach: the activism in the journalism; his political participation in the parliament and, in special, his project of creation of the Paraná University; the writing of the romance of formation; and the productions of didactic books. Considering this problem and his manifestations in the social context, this investigation will have as source legislative writings, - journalists, literary and historical writings of Rocha Pombo, between the years of 1879 and 1917. It will be examined how his writing printed from various styles - journalistic, literary, historical and political - the reformist speech. The research will be about the trajectory of Rocha Pombo aiming to choose to diverge as the choice of the sources by distinctive analysis about documents in the production of the intellectual. For the effectuation of the research there were necessary to consult some collection of the Paranaense Library Museum, the Public file of the State of Paraná in the Paranaense section in the Public Library of Paraná, as well as the digitalized file from the Federal University of Paraná. Key words: Rocha Pombo. Intellectuals. History of Education. | - |
| Formato: dc.format | 109 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pombo, Rocha, 1857-1933 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problemas sociais | - |
| Título: dc.title | Reforma social e educação no pensamento de Rocha Pombo (1879-1917) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: